Land Roots River Apartments: Be Oporto investe €15M em Gaia

12/06/2024
Land Roots River Apartments: Be Oporto investe €15M em Gaia

No final deste ano, o centro histórico de Vila Nova de Gaia, mais concretamente a rua Dr. António Granjo, terá um novo empreendimento de habitação, o Land Roots River Apartments, uma aposta do Grupo Be Oporto.

Fruto de um investimento de cerca de 15 milhões de euros, a 100 metros do Rio Douro, o projeto terá 37 novos apartamentos, com tipologias T1 a T4, numa área total de construção de mais de 8.000 metros quadrados.

Em entrevista ao Público Imobiliário, João Paulo Amaral e Mário Meireles, Partners do Grupo Be Oporto, descrevem que este lote se destaca “pela sua localização e pelas deslumbrantes vistas sobre a ribeira do Porto, o rio Douro, a Ponte D. Luís, a serra do Pilar e a zona ribeirinha de Gaia, já para não falar de toda a azáfama de barcos que vão desfilando pelo rio”. O projeto foi concebido para “enaltecer e valorizar” esta paisagem, “desfrutando dela em jeito de abraço ao rio e à cidade”.

Os moradores vão poder usufruir de jardins exteriores comuns, piscina interior, ginásio, zona de sauna e banho turco, e um hall de entrada com cerca de 500 metros quadrados.  Terão também um piso de estacionamento com pelo menos um lugar próprio de estacionamento por fração.

Land Roots River Apartments
Land Roots River Apartments

Arquitetura moderna, mas integrada no centro histórico. Sem esquecer a sustentabilidade

Este projeto é assinado pelo atelier Meireles Arquitectos, e prima pelo desenho “moderno e minimal, respeitando, no entanto, todas as premissas e exigências de projetar no centro histórico, tentando integrar-se na paisagem como um todo, e não como um objetivo individual que se queira destacar”.

Para os responsáveis, “o que destaca este projeto de todos os outros é sem dúvida alguma a arquitetura cuidada, a relação com a paisagem, os jardins circundantes do edifício, os seus equipamentos de apoio, o generoso lobby de entrada e a dimensão dos apartamentos, com áreas bastante favoráveis”, a par do detalhe da construção e da qualidade dos materiais.

A sustentabilidade é um dos pilares da atividade do Grupo Be Oporto, e este projeto não foi exceção, “desde o cuidado colocado em obra na separação e reciclagem dos detritos provenientes da construção, assim como a utilização de equipamentos de última geração e classe energética A, seja no aquecimento de águas sanitárias e da piscina, seja na climatização dos próprios apartamentos”. Adicionalmente, “foram utilizados os melhores materiais para garantir excelente isolamento térmico e acústico em todas as unidades”.

12 nacionalidades diferentes já escolheram este projeto 

O empreendimento está atualmente em fase final de construção, com previsão de entrega das unidades no final deste ano. O principal público-alvo é o segmento médio-alto de mercado, quem preza “uma localização premium e o usufruto de condições de vida ímpares”.

Destacando a adesão do mercado ao conceito do Land Roots River Apartments, os responsáveis apontam que os clientes finais já confirmados são oriundos de 12 nacionalidades distintas.  “Tem correspondido, e inclusive superado as nossas expetativas em termos de reconhecimento de valor da proposta. Estão já colocados mais de 75% dos apartamentos”.

Land Roots River Apartments
Land Roots River Apartments

Licenciamento ou processo construtivo foram desafios na criação do Land Roots River Apartments

Pela sua localização, os prazos e exigências do licenciamento urbanístico estão entre os principais desafios deste projeto. Mas os responsáveis destacam também “a falta de soluções economicamente viáveis de construção com elevada qualidade que o projeto exige”. Ainda assim, “através de muita persistência, diálogo contínuo com as diferentes entidades envolvidas e desenvolvimento de competências internas no nosso grupo para responder a estes desafios, temos, felizmente, conseguido atingir os nossos propósitos”.

Millennium bcp “consolida a sua posição de principal parceiro de negócio” 

Os responsáveis do Grupo Be Oporto salientam que “desde o primeiro momento que o Millennium bcp demonstrou uma inequívoca disponibilidade e vontade em apoiar este projeto, o que aportou um acrescido conforto ao desenvolvimento do mesmo. A capacidade do banco em adaptar e propor soluções ao longo do tempo e da dinâmica do próprio projeto, assim como a investimentos em curso do nosso grupo empresarial, tem permitido consolidar a sua posição de nosso principal parceiro de negócio”.