Libertas transforma antiga fábrica Mundet num “aparthotel de nova geração”

20/09/2023
Libertas transforma antiga fábrica Mundet num “aparthotel de nova geração”
Upon Bay Mundet

Junto à baía do Seixal, dando uma nova vida à antiga fábrica de cortiça Mundet, está a surgir o novo Upon Bay Mundet, um projeto residencial/turístico da promotora Libertas, resultado de um investimento de cerca de 24 milhões de euros.

Este é um novo “aparthotel de nova geração”, semelhante ao Upon Lisbon, que a Libertas desenvolveu em Benfica, em Lisboa. Numa área total de construção de 14.137 m² (9.500 m² acima do solo), terá 102 apartamentos de tipologias de T0 a T3, lofts e duplex, totalmente mobilados e equipados, com garagem, terraços ou varandas.

Pensando na sustentabilidade, o empreendimento terá sistemas eficientes de aquecimento coletivo das águas sanitárias, que reaproveitam o calor produzido pelo sistema de ar condicionado, painéis fotovoltaicos e bombas de calor. Terá também pré-instalação de tomadas para veículos elétricos nos lugares de estacionamento, com leitura de consumo.

O Upon Bay Mundet estará equipado com lobby, bar, incluindo no rooftop, restaurante, ginásio, sauna, piscina infinita com vista panorâmica e espaços verdes, além de receção 24 horas, serviço de quartos, de limpeza e concierge. A Libertas está convicta de que “este será o ex-libris da localidade do Seixal”.

Atualmente em construção, com toda a estrutura já concluída, o Upon Bay Mundet ficará concluído no final de 2024.

MUNDET ROOFTOP VISTA 4_cmyk_300.jpg

Um lugar com história

O Upon Bay Mundet resulta da reabilitação de uma emblemática fábrica de transformação de cortiça – a fábrica Mundet. Honrando esse legado, o empreendimento integra a cortiça na sua composição, incluindo nas fachadas e no rooftop, um design que, segundo a Libertas, “é cuidadosamente pensado pelos arquitetos para dar uma alma a este lugar emblemático, incluindo ao mesmo tempo um cenário de conforto e modernidade”.

A TIP Architects recorda que “a abordagem passou por um entendimento do existente conjunto Mundet enquanto edificado, da sua memória e da relação com a envolvente. “Através da análise de elementos históricos disponíveis verificou-se que os percursos de ligação da fábrica Mundet com o exterior (quer para receção de matéria-prima, quer para o envio dos produtos transformados) era feita através do cais ainda existente com ligação através de carril sob um edifício de controlo entretanto demolido, onde tinha lugar a entrada de cortiça e saída de produtos transformados e ao edifício onde se localizava a entrada ao complexo fabril”.

A proposta da TIP Architects “recria esta entrada no espaço Mundet, a passagem adquire a escala do antigo volume existente, tornando-se no seu negativo”. Por outro lado, a construção “respeita a implantação histórica dos edifícios da fábrica, mantendo o conjunto de relações entre edifícios e ruas/alamedas que podem ser percorridas no interior do complexo, dando origem a um pátio que servirá o edifício e as suas funções, potenciando futuras ligações ao conjunto edificado Mundet”.

A Libertas recorda que um dos principais desafios foi a construção das caves do empreendimento, dada a sua localização muito próxima da baía do Seixal. Por outro lado, “foi também um desafio idealizar e realizar um investimento desta dimensão numa localização onde não há muita procura turística ainda”. Contudo, “estamos a criar o destino. Gostamos disto”, conta a promotora.

O Millennium bcp apoiou este projeto imobiliário. A Libertas salienta que o banco “acreditou neste projeto”, levado a cabo “ao abrigo de uma parceria de longa data. Trabalhamos todos os dias para merecer esta confiança, e este é um dos projetos mais complexos que temos desenvolvidos, mas está a dar certo”.

Investimento “chave-na-mão”

O Upon Bay Mundet terá os seus serviços e amenities disponíveis ao longo de todo o ano para hóspedes e proprietários utilizadores, e vão corresponder aos de um hotel de 4 estrelas.

O principal público-alvo deste empreendimento são os investidores “que procuram um produto de rendimento ‘chave-na-mão’, de gama alta, que combina rentabilidade e utilização pelo proprietário”.

A Libertas explica que este produto de arrendamento turístico de gama alta permite uma utilização e rentabilidade ‘à la carte’. Tem um rendimento garantido de 4% durante 3 anos, incluindo a utilização gratuita de duas semanas por ano; rentabilidade variável com uso pessoal até 9 meses por ano; ou utilização plena pelo proprietário.

A gestão do Upon Bay Mundet está entregue ao grupo Stay Upon Hospitality.

LOBBY Vista 1_cmyk_300.jpg