Lisboa, Porto, Braga, Guimarães e São Pedro do Sul vencem PNRU

14/07/2021
Lisboa, Porto, Braga, Guimarães e São Pedro do Sul vencem PNRU

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021, anunciados ao final numa cerimónia que decorreu no Parque dos Poetas, em Oeiras, cidade anfitriã desta edição do prémio.

Este ano, Lisboa acolhe os melhores projetos nas áreas residencial, de restauro, reabilitação estrutural e sustentabilidade. O Porto, por seu turno, recebe o melhor projeto de reabilitação para o turismo, Guimarães distingue-se na reabilitação de comércio & serviços, São Pedro do Sul acolhe a melhor reabilitação na área de impacto social e Braga o melhor projeto de reabilitação com menos de 1.000 m² . A estas categorias acrescem ainda as distinções para o melhor projeto no contexto da cidade de Lisboa e o melhor no contexto do Porto.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é organizado pela Vida Imobiliária e pela Promevi, e é uma das mais relevantes iniciativas de premiação da excelência no setor imobiliário português, assinalando agora a sua 9ª edição, que recebeu um número recorde de 87 candidaturas oriundas de 23 concelhos do país, apesar do contexto pandémico.

Os vencedores foram eleitos por um júri independente constituído por cinco personalidades das áreas de engenharia, arquitetura, economia e do imobiliário, nomeadamente: o economista João Duque, os arquitetos João Carlos Santos e João Santa-Rita, e o engenheiro e líder associativo Manuel Reis Campos, contando este ano com a estreia do professor Raimundo Mendes da Silva, Doutorado em Engenharia Civil e Coordenador do projeto “Reabilitar como Regra”. O Prémio na área da Sustentabilidade contou com a assessoria técnica da Adene e da Savills.

A concurso estiveram dez categorias, sendo elegíveis projetos concluídos entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020, desde que não tenham sido candidatos em edições anteriores do Prémio. As categorias a concurso incluem: Cidade de Lisboa; Cidade do Porto; Impacto Social; Residencial; Turismo; Comércio & Serviços; Reabilitação Estrutural; Restauro; Intervenção inferior a 1.000 m² e Sustentabilidade.

O PNRU conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Conta com os apoios da Schmitt+Sohn Elevadores, Savills e Victoria Seguros na categoria platina; da Sanitana, da Revigrés e Neuce na categoria ouro.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana reconhece anualmente os melhores projetos de reabilitação e requalificação urbana desenvolvidos em Portugal, tendo distinguido mais de 70 projetos desde a sua criação, em 2013. A concurso, desde então, estiveram já mais de 500 projetos, com o número de candidaturas a crescer, em média, 15% a cada nova edição e provando, assim, que a reabilitação veio para ficar.

Vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021 - Residencial

266 Liberdade (Lisboa)

A reabilitação do 266 Liberdade representa um tributo a um dos edifícios mais carismáticos da cidade de Lisboa, o edifício Diário de Notícias, da autoria do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro. A reabilitação deste edifício é uma promoção da Avenue, que confiou o projeto ao atelier Contacto Atlântico Arquitectos e a execução da obra à construtora HCI. Concluída em setembro de 2020, a conversão do antigo edifício de escritórios em habitação resultou em 34 novos fogos com tipologias de T0 a T5.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021 - Comercial & Serviços

Universidade das Nações Unidas (Guimarães)

Da reabilitação e requalificação de um antigo edifício industrial na zona de Couros, adjacente ao núcleo muralhado do Centro Histórico de Guimarães, nasceu a Universidade das Nações Unidas e Agência para a Modernização Administrativa. Uma intervenção de reabilitação urbana promovida pela Câmara Municipal de Guimarães que confiou a obra à fmMAGALHÃES Engenharia & Construção e o projeto ao atelier Pitágoras Group. A obra foi concluída em junho de 2020.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021 - Turístico

Torel Palace Porto (Porto)

O arquiteto Eduardo Miguel de Brito Nogueira, do atelier N&N Arquitectura e Planeamento, apresenta o projeto Torel Palace Porto. Este hotel de charme, de 5 estrelas, nasce da reabilitação do antigo Palacete dos Campos Navarro, um edifício da alta burguesia do século XIX marcado pelos detalhes de uma época: a imponente escadaria, os tetos em estuque finamente trabalhados e enriquecidos com cor, as paredes com a sua pintura de fingidos e finalmente a claraboia do último piso. Esta é uma promoção da Marec Imob Sicafi, com obra da Costa e Carreira Construção e Obras Públicas, concluída em fevereiro de 2020.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021 - Impacto Social

Termas Romanas de São Pedro do Sul (São Pedro do Sul)

O atelier do arquitecto João Mendes Ribeiro apresenta-nos o projeto de valorização, reabilitação e conservação das Termas Romanas de São Pedro do Sul, um edifício de fundação romana (séc. I d.C). O projeto teve como base a recuperação do edifício, propondo a intervenção mínima necessária para a sua utilização e correta perceção. A recuperação das características mais marcantes do ambiente do período romano foi trabalhada a partir da escala, da luz e da presença da água. Esta obra foi promovida pela Câmara Municipal de São Pedro do Sul e contou a execução dos trabalhos pela construtora TPS – Teixeira, Pinto & Soares. A intervenção foi concluída em agosto de 2019.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021 - Cidade de Lisboa

266 Liberdade (Lisboa)

A reabilitação do 266 Liberdade representa um tributo a um dos edifícios mais carismáticos da cidade de Lisboa, o edifício Diário de Notícias, da autoria do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro. A reabilitação deste edifício é uma promoção da Avenue, que confiou o projeto ao atelier Contacto Atlântico Arquitectos e a execução da obra à construtora HCI. Concluída em setembro de 2020, a conversão do antigo edifício de escritórios em habitação resultou em 34 novos fogos com tipologias de T0 a T5.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021 - Cidade do Porto

Boavista Office Center (Porto)

Trata-se da reabilitação de um edifício de serviços com uma cave de estacionamento e oito pisos de escritórios, localizado perto da Avenida da Boavista, uma das zonas de escritórios de excelência na cidade do Porto. Esta é uma promoção da Atitlan Real State Porto Imóveis que confiou a execução da obra à construtora NVE- Engenharias, a partir do projeto da autoria do atelier Barbosa & Guimarães – Arquitetos. A reabilitação do edifício foi concluída em maio de 2019 e é, hoje, ocupado pela Farfetch.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021 - Inferior a 1000 m²

Casa na Praça Mouzinho de Albuquerque (Braga)

O atelier Carvalho Araújo apresenta a Casa na Praça Mouzinho de Albuquerque. Uma habitação unifamiliar localizada no centro histórico da cidade de Braga, num lote em gaveto com frente para a Praça Mouzinho de Albuquerque e para a Rua de São Gonçalo. Um projeto com o traço do arquiteto José Manuel Carvalho Araújo, marcado por uma harmoniosa transição entre a pré-existência e as novas construções. A obra foi concluída em novembro de 2020 pela construtora Pedralbet.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021 - Intervenção de Restauro

Casa dos 24 - Igreja de São José dos Carpinteiros (Lisboa)

Promovida pela Irmandade de Ofícios da Antiga Casa dos 24, a reabilitação da Casa dos 24 – Igreja de São José dos Carpinteiros, em Lisboa, conta com projeto do atelier de arquitetura Rebelo de Andrade. Grande parte da intervenção debruçou-se, sobretudo, em trabalhos de beneficiação, reabilitação, conservação e restauro de elementos patrimoniais. A obra que hoje todos podemos visitar, na Rua de São José, foi concluída em junho de 2020 pela Cimave Construções.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021 - Reabilitação Estrutural

Castilho 203 (Lisboa)

Na confluência da Rua Castilho com a Rua Padre António Vieira, nas Avenidas Novas, em Lisboa, encontramos um dos edifícios mais icónicos da cidade. O Castilho 203 nasce da reabilitação e reconversão de um antigo edifício de escritórios num edifício de uso habitacional. Esta é uma promoção da Vanguard Properties, que confiou o projeto ao arquiteto José Mateus, da ARX Arquitectos. e a execução da obra à Mota Engil. A obra foi concluída em dezembro de 2020.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021 - Sustentabilidade

Liberdade 12 (Lisboa)

O empreendimento Liberdade 12 é um projeto de reabilitação de dois edifícios dos finais do século XIX / inícios do século XX, delimitados pela Avenida da Liberdade e pela Rua das Portas de Santo Antão, numa promoção da Reformosa. São 33 apartamentos, distribuídos por 5 andares e espaços comerciais no piso térreo, que nascem de um projeto desenvolvido pelo arquiteto Manuel Aires Mateus. A construtora HCI concluiu a obra em março de 2019.