Lisboa regista descida de 11,1% nas rendas

19/10/2020
Lisboa regista descida de 11,1% nas rendas

Os dados foram avançados no Índice de Rendas Residenciais da Confidencial Imobiliário, que revelam a descida mais acentuada desde 2010, quando o IRR começou a acompanhar este mercado.

Os resultados do terceiro trimestre revelam uma descida de 3,9% face ao trimestre anterior, a terceira descida em cadeia consecutiva este ano, em resultado da pandemia. De recordar que no primeiro trimestre do ano, as rendas em Lisboa registaram uma variação homóloga de 1,8%, a primeira em seis anos. No trimestre seguinte, a descida foi de 8,7%.

Em oposição, no Porto a variação homóloga das rendas mantém-se positiva, nos 1,7%, mas esta é uma travagem expressiva do ritmo de crescimento, que rondava os 6,5% no trimestre anterior. Em termos trimestrais, este mercado regista a primeira descida em cinco anos, numa descida de 2,2% no terceiro trimestre.

No total do mercado nacional, as rendas mantiveram uma variação homóloga de 2,2% no terceiro trimestre, que compara com as variações de 8,2% e 2,4% dos trimestres anteriores. Na comparação trimestral, o mercado nacional volta a descer -0,1%.