Logística: Novas geografias emergem no radar dos investidores

01/06/2022
Logística: Novas geografias emergem no radar dos investidores

No início deste ano, Portugal constava entre os cinco países europeus com maior capacidade de atração de investimento para o setor logístico, segundo o relatório “European Real Estate Logistics Census”. À nossa frente ficavam apenas França, Alemanha, Espanha e Itália.

Nos últimos meses, este setor alcançou bons resultados, sobretudo devido à reconfiguração das necessidades de armazenamento originadas pelos confinamentos e consequente crescimento do e-commerce, que obrigou a uma redefinição das necessidades e capacidades de armazenamento.

Aliás, com esta nova realidade, os especialistas preveem que os operadores irão procurar aumentar a sua capacidade de armazenagem para acomodar o crescimento da procura através de plataformas online. Mas a escassez de ativos é o maior obstáculo ao crescimento do setor logístico na Europa.

Segundo este relatório, 95% dos operadores calculam que irão precisar de mais ou do mesmo espaço de armazenamento ao longo dos próximos três anos, com 47% a prever expandir a sua capacidade de armazenamento, nomeadamente os operadores 3PL, os retalhistas e a manufatura.

O documento explana que para a maioria dos inquiridos, a localização é o fator mais importante na hora de investir num ativo logístico, logo seguido pela segurança dos acordos de arrendamento (83%) e da futura obsolescência do edifício (75%).

Portugal, que se afirma cada vez mais como um destino para operações logísticas transfronteiriças para servir os mercados ibérico e europeu, está entre o lote de países que luta contra a falta de oferta, uma situação que deverá manter-se em 2022.

“Novas” localidades no radar dos investidores

Em todo este contexto, começam a emergir no mapa dos investidores novas geografias, potenciadas por politicas locais que incentivam à instalação de empresas, como o caso de Santo Tirso. Este concelho tem uma economia fortemente centrada no setor secundário e, em particular, na indústria transformadora. A este nível, apresenta um perfil mais industrial e menos terceirizado do que o da Área Metropolitana do Porto, no seu todo, em linha com o perfil produtivo que caracteriza o Vale do Ave.

O concelho tem revelado, nos últimos anos, um ecossistema empresarial vibrante, com dezenas de empresas a apostarem em processos de expansão e internacionalização. Segundo os últimos dados da autarquia local, entre outubro de 2013 e maio de 2018, o volume de exportações de Santo Tirso aumentou 30,9%, um crescimento bem superior ao da média nacional (22%) e ao da Área Metropolitana do Porto (27%).

O aparecimento de novas empresas, acompanhado pelo crescimento e expansão do tecido empresarial já instalado, conduziu à criação de mais de 1200 postos de trabalho nos últimos seis anos. Este facto reflete-se na queda contínua da taxa de desemprego do concelho, que se situa em mínimos históricos.

Aliás, a câmara define este concelho como tendo uma longa tradição industrial. “A globalização da economia e a evolução tecnológica levaram a uma bem-sucedida reestruturação do tecido empresarial do concelho. Santo Tirso apresenta, hoje, um tecido económico diversificado, vibrante e com índices de crescimento acima da média nacional”.

Apoios municipais

Para incentivar as empresas a escolherem esta geografia para investir, a Câmara Municipal de Santo Tirso tem vindo a disponibilizar, nos últimos anos, um conjunto de apoios, como foi o caso dos apoios no quadro do PORTUGAL 2020, o estatuto de "Projeto de Interesse Municipal", oferta organizada de Solo Industrial, Quarteirão Cultural e Criativo da Fábrica Santo Thyrso; Bolsa de Terras Municipal; e apoios no quadro do Litoral Rural.

O Santo Tirso Go Business é outro exemplo do dinamismo local. Esta plataforma consiste num geoportal empresarial, de utilização gratuita, que permite a localização, identificação e caraterização das empresas existentes e dos espaços disponíveis para investimento.

O Santo Tirso Go Business possibilita a inventariação dos espaços disponíveis para alojamento de novos negócios urbanos, industriais, agrícolas ou de equipamentos. “A plataforma tem como mote a criação de uma rede empresarial digital georreferenciada, contribuindo dessa forma para a promoção económica do concelho. Carateriza-se pela interatividade e facilidade de utilização, permitindo que proprietários, agentes imobiliários e demais atores económicos adicionem diretamente novos espaços, negócios e informações. Tem como principais valências o apoio a empreendedores e novos investimentos e a promoção económica e territorial do concelho”, explica a autarquia no seu site.

Imóvel Industrial/Armazém, localizado em Rebordões, Santo Tirso

Santo Tirso tem uma tradição industrial reconhecida onde o Cluster Têxtil/Vestuário é bastante relevante na região. E neste contexto, o Millennium bcp apresenta ao mercado um ativo industrial, que outrora serviu este ramo de atividade, e que hoje, pode ser reativada, ou para outra finalidade no interesse para a região.

Trata-se de uma instalação industrial de 4 pisos, com espaço de armazém, zonas técnicas, wc, balneários, zona administrativa/escritórioe um terreno rústico com 4.000 m2. A nave principal representa um espaço amplo com mais de 5.000 m2, alinhada com pavilhões secundários de menor dimensão e de apoio à unidade industrial e ainda com um reservatório de água de grandes dimensões inserido no terreno.

Situado a 3km de Santo Tirso, este ativo beneficia de bons acessos rodoviários e de transportes públicos, uma vez que se situa face à EN105 Porto-Santo Tirso-Guimarães, entre Vila das Aves e Santo Tirso, na margem do rio Ave. A área onde se insere é caraterizada por habitação dispersa e atividades económicas e industriais diversas.

A atividade têxtil ocupou esta unidade industrial durante vários anos, mantendo vestígios da mesma, quer em termos de estrutura, quer em termos de organização do espaço, mas necessita de obras de reparação e conservação.

O Banco irá analisar propostas de compra para este imóvel, recebidas até às 17h do dia 15 de junho de 2022.

Visitas dias 7 e 9 de junho de 2022, com pré-agendamento junto do gestor do Millennium bcp, pelo e-mail adelino.brito@millenniumbcp.pt ou pelo telefone +351 917511474.