LX Factory abre hoje as portas à 10ª Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

29/03/2023
LX Factory abre hoje as portas à 10ª Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa
A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Começa esta quarta-feira mais uma Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa – (RE)Lisboa, a 10ª edição do evento que celebra e discute a reabilitação urbana e os principais temas da atualidade do imobiliário e das cidades.

Organizada pela revista Vida Imobiliária, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa vai proporcionar três dias intensos (29, 30 e 31 de março) de debate e partilha, contando com dois palcos e uma agenda de mais de 20 sessões de debate e outras iniciativas. Conta com a presença de figuras como Fernanda Rodrigues, secretária de Estado da Habitação, no primeiro dia do evento, ou Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que fará a sua intervenção no dia 31.

A agenda de conferências arranca nesta manhã de 29 de março. Organizada pela VI, pela Confidencial Imobiliário e pelo grupo Preceram, a primeira conferência plenária vai dedicar-se ao tema da “Economia circular e custos – o futuro da construção”, numa altura em que urge a necessidade de produzir edifícios com mão-de-obra cada vez mais escassa e a custos controlados, tendo a economia circular como base. “Reabilitação de condomínios – os apoios e o desígnio verde” é a sessão que fecha a manhã, organizada pela APEGAC, pela S+ e pela Vi. A reabilitação de condomínios assume-se como prioridade num momento em que são lançados os apoios do Fundo Ambiental à reabilitação de condomínios.

Está marcada para as 15h a sessão oficial de abertura da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que contará com a presença de personalidades como Fernanda Rodrigues, secretária de Estado da Habitação, aqui em representação do Governo; Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; António Gil Machado, diretor da VI; ou Manuel Reis Campos, presidente da CPCI.

Segue-se um debate sobre a reforma do licenciamento urbano, uma exigência de toda a fileira da construção e do imobiliário, que pede regras mais claras e responsabilização de técnicos e decisão política, numa nova oportunidade de empreender reformas neste sistema. A conferência “Reforma do licenciamento urbano – é possível um simplex?” é organizada pela VI, pela Câmara de Lisboa e pela CPCI, e tem já presença confirmada de Joana Almeida, vereadora do Urbanismo, dos Sistemas de Informação e Cidade Inteligente, e da Transparência e Prevenção da Corrupção da Câmara Municipal de Lisboa, que assim se junta ao debate.

Vencedor do Prémio Jovens Arquitectos será anunciado

Um dos momentos altos do primeiro dia da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa será a apresentação dos finalistas do Prémio Jovens Arquitectos e a revelação do grande vencedor. Um prémio que tem este ano a concurso 41 projetos e arquitetos com menos de 40 anos, e que tem como objetivo premiar as jovens promessas da arquitetura nacional, com um projeto de sua autoria de construção nova ou reabilitação urbana, concluído entre 1 de janeiro de 2017 e 31 de dezembro de 2022.

O Prémio Jovens Arquitectos é coorganizado pela Vida Imobiliária e pelos arquitetos Marco Roque Antunes, Paulo Serôdio e Paulo Durão, mentores do podcast Arquitectura Agora. A organização do prémio espera que os projetos a concurso reflitam “novas sensibilidades e posicionamentos, novas urgências do habitar, do espaço público, da sustentabilidade, da inovação tecnológica. Sabemos de antemão que iremos ser surpreendidos pelos nossos colegas arquitetos”.

Habitação no centro das atenções

A construção e os materiais mais sustentáveis ou a economia circular e a energia são alguns dos temas que vão estar em destaque na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa em várias conferências e sessões. Mas a habitação ganha especial relevância no momento atual, em que se discutem as novas medidas apresentadas pelo Governo e que prometem trazer importantes mudanças ao mercado.

A reafirmação dos bairros de Lisboa e a materialização do conceito da “cidade dos 15 minutos” estarão em destaque em conferências como “Lisboa - As novas centralidades e oportunidades de investimento”, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, pela APPII e pela VI a 30 de março, “As pessoas no centro do bairro – uma visão social e inclusiva”, organizada pela CML, pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ou “Há vida no bairro – o equilíbrio de habitar e do turismo”, também organizada pela CML e pela VI, em conjunto com a AHP, sem esquecer o tema “Arrendamento urbano para todos – As políticas públicas e o exemplo espanhol”, organizada pela CML, pela ALP e pela VI, e que conta com a participação de Filipa Roseta, vereadora da Habitação da CML.

Candidatos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana em exposição

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa terá patente a exposição dos candidatos à edição de 2023 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) no LX Factory ao longo dos três dias de evento.

Será possível visitar esta exposição e conhecer as mais de 70 intervenções de reabilitação urbana a concurso, concluídas entre 1 de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2022, apresentadas pelos promotores, donos de obras, construtores ou arquitetos.

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa Conta com a colaboração com as principais ordens profissionais e associações da fileira da construção e do imobiliário. Schmitt+Sohn, Grupo Preceram, Ecociaf, Reynaers Aluminium, Saint-Gobain, Schneider Electric e Tecofix alinham nos patrocínios Platina. Na categoria Ouro incluem-se a A400, Avenue, Caixiave, CBRE|Neoturis, CIN, Consentino, EastBanc, Fassa Bortolo, Grupo SanJose, Mapei, Morais Leitão, PLMJ, Reify, RHC, Sanitana, Savills, Schluter Systems, Smeg, Uponor, Valchromat, Victoria Seguros, Viroc e Vogue.

Nos Patrocínios Institucionais alinham a ADENE, ALP, APEGAC, APEMIP, APPII, CPCI, IHRU, IMPIC, Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Engenheiros Técnicos e Ordem dos Arquitectos. Os Apoios Institucionais cabem à ACAI, AHP, APFIPP, CLUSTER HABITAT SUSTENTÁVEL, GECoRPA, Portugal Ventures, RICS, SIL, ULI Portugal e WIRE Portugal.

Todas as informações podem ser encontradas na página oficial do evento, onde pode também ser feita a inscrição gratuita.