Lx Factory recebe hoje Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

06/04/2022
Lx Factory recebe hoje Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa está de volta. A sessão de abertura do evento decorre hoje, a partir das 15h00, no Lx Factory, um espaço de referência em Lisboa. Para dar a boas-vindas estão convidados o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas e o presidente da CPCI e da AICCOPN, Manuel Reis Campos. Marina Gonçalves, secretária de Estado da Habitação, tem igualmente confirmada a sua presença neste primeiro dia do evento, que decorre até sexta-feira, dia 8.

Após a sessão de abertura segue-se um dos debates mais importantes da atualidade: ‘As prioridades no novo ciclo económico e político para o mercado imobiliário’. Um debate essencial e que reunirá personalidades dos diversos quadrantes da economia, convidados a partilhar as suas expetativas para a próxima legislatura. São desafiados a traçar as oportunidades e os desafios da execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num esforço de tentar perceber de que forma a instabilidade internacional e o clima de incerteza quanto ao futuro do leste da Europa pode penalizar um ciclo económico que se anunciava como de prosperidade.

Entre os convidados estão Joana Almeida, vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa; Hugo Santos Ferreira, presidente da APPII; Paulo Caiado, presidente da APEMIP; Gonçalo Byrne, presidente da Ordem dos Arquitectos; e o bastonário da Ordem dos Engenheiros, recém-eleito, Fernando de Almeida Santos. Um debate essencial e que será moderado pelo presidente da CPCI e da AICCOPN, Manuel Reis Campos.

Guia das Janelas Eficientes é apresentado na SRU

A ANFAJE escolheu a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa como palco para a apresentação do Guia das Janelas Eficientes 2021/22. Uma publicação que é já uma referência para todos os profissionais do setor.

O guia é apresentado hoje, a encerrar a conferência ‘Financiar a descarbonização – Como estamos a implementar a ELPRE?’, promovida pela ADENE. Num ciclo de grande inovação direcionada para soluções mais sustentáveis, o Guia das Janelas Eficientes 2021/22 oferece aos profissionais, e ao público em geral, a oportunidade de conhecer as empresas que mais se destacam pela qualidade do produto, soluções e serviços que apresentam.

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa apresenta um ciclo de conferências participadas por cerca de 120 oradores, distribuídos por dois palcos. A programação contempla também exposições, workshops e apresentações de empresas. Uma programação muito completa e que envolverá cerca de 60 entidades.

Prémio Jovens Arquitetos

Entre as novidades da edição deste ano da Semana da Reabilitação Urbana, inscreve-se a apresentação do Prémio Jovens Arquitetos. Uma iniciativa da Vida Imobiliária, em coorganização com os arquitetos Paulo Serôdio, Paulo Durão e Marco Roque Antunes, mentores do podcast Arquitectura Agora.

Este ano é também inaugurado um novo espaço dedicado à inovação, à sustentabilidade e ao impacto social. As soluções da digitalização aplicada ao imobiliário e à construção, os materiais inovadores e os novos talentos da arquitetura têm agora um espaço de apresentação ao público – o INOVA RE.

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa conta com o superior apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, das Ordens Profissionais e principais Associações do setor da construção e do imobiliário.

O acesso à habitação como tema incontornável

Entre os grandes temas da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa destacam-se também a inovação, a sustentabilidade dos materiais de construção e a mobilidade. E num momento de inflação generalizada importa falar de custos de construção e dos desafios e oportunidades da industrialização e da digitalização.

O acesso à habitação será um tema incontornável. Como criar um mercado de habitação acessível? Como financiar a habitação acessível? Como criar um habitat mais inclusivo?

A programação reserva ainda tempo para debater a recuperação do turismo e de como a retoma deste setor pode impulsionar a economia nacional.

E porque a Semana da Reabilitação Urbana é, por excelência, o momento de encontro dos profissionais do setor da construção e do imobiliário com o grande público, a programação contempla, como já foi referido, a exposição dos candidatos à edição de 2022 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana e a apresentação dos candidatos à 1ª edição do Prémio Jovens Arquitetos.

Em 2022, a Semana da Reabilitação Urbana apresenta também, e pela primeira vez, o INOVA RE, um novo espaço dedicado à inovação, à sustentabilidade e ao impacto social. As melhores soluções da digitalização aplicada ao imobiliário e à construção e os materiais mais inovadores estarão todos presentes.

A aposta na inovação

A aposta na inovação, na tecnologia e na digitalização tem sido uma constante nos diferentes setores da economia. E o imobiliário não foge a essa tendência! Ainda que tradicionalmente mais conservado, hoje é evidente uma revolução em curso no setor da construção e do imobiliário. As soluções da digitalização aplicada ao imobiliário e à construção, os materiais inovadores e os novos talentos da arquitetura têm agora um espaço de apresentação ao público, um palco na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa.

Exceção à regra

Reabilitar passou da exceção à regra, numa dinâmica positiva que se estende dos centros históricos das cidades e chega também às periferias. Contudo, ainda persiste a dúvida: “Como é que estamos a reabilitar?”.

A Semana da Reabilitação Urbana reúne na manhã do dia 8 de abril, especialistas, convidados do GECORPA – Grémio do Património, para partilharem a sua experiência e apresentarem alguns casos práticos de como reabilitar deve ser sinónimo de reabilitação estrutural.

Nesta sessão é convidada a Câmara Municipal de Lisboa que aprovou, recentemente, o Programa ReSist destinado a promover a resiliência sísmica em edificado privado, municipal e infraestruturas municipais.

É convidada desta conferência Cláudia Pinto, Coordenadora do Programa ReSist, e que se junta a uma mesa de debate moderada por Inês Flores-Colen, Presidente do GECORPA. Estão convidados a participar neste debate Joana Leandro Vasconcelos, do Atelier in.vitro; Fernando Pinho, Professor do Departamento de Engenharia Civil, FCT NOVA; Carlos Mesquita, Diretor Técnico da OZ - Diagnóstico, Levantamento e Controlo de Qualidade em Estruturas e Fundações; e representante da Direção-Geral do Património Cultural.