Maia vê nascer novo projeto residencial do JC Group

09/04/2025
Maia vê nascer novo projeto residencial do JC Group

A zona de Águas Santas, na Maia, vai ter um novo projeto de habitação promovido pelo JC Group, o Santa’s Residences, fruto de um investimento de 13 milhões de euros. Com cerca de 8.300 metros quadrados de área total de construção, este condomínio terá 48 apartamentos com tipologias T1, T2 e T3.

Em entrevista ao Público Imobiliário, José Correia, CEO do JC Group explica que este novo projeto tem como objetivo “dar resposta à situação do mercado imobiliário da zona” e às suas necessidades habitacionais, neste caso com especial foco no segmento médio-alto. “Nas nossas visitas ao terreno, deparámo-nos com a venda de imóveis algo comprometida”, recorda.

O Santa’s Residences tem assinatura do arquiteto Fernando Rocha, e segue as linhas de outros empreendimentos habitacionais que o JC Group tem vindo a desenvolver em várias zonas do país. “Este projeto faz parte de uma área urbana estruturada em quarteirão com edifícios localizados à face de arruamentos. A ideia passou por projetar uma peça arquitetónica que estivesse em harmonia com a sua envolvente, com linhas e materiais que se destacassem dos restantes edifícios”, descreve o promotor. “A proposta adequa-se às normas e condicionantes definidas para o local no PDM, bem como com o Alvará de Loteamento, nomeadamente alinhamentos, formas de relação do edifício com o espaço público na frente urbana em que o edifício se integra, altura de fachadas confinantes com a via pública, altura das varandas sobre o domínio público, balanço de corpos suspensos em ambas as fachadas, admitindo-se o prolongamento construtivo em cave para além do plano da fachada de tardoz”.

Neste momento, decorre a fase de finalização de estrutura e o início dos acabamentos. A primeira fase do Santa’s Residences, correspondente ao primeiro lote, ficará concluída em abril do próximo ano, e José Correia atesta que a aceitação do mercado está a ser “bastante positiva. Um dos principais desafios será acompanhar a evolução da obra e o ritmo de vendas atual”.

Imagem WhatsApp 2025-04-01 às 16.15.54_58a26d17.jpg

Sustentabilidade é “tema incontornável na construção” 

Para José Correia, “hoje em dia a sustentabilidade é um tema incontornável na construção, e está presente nas mais variadas disciplinas”. Avança que, neste projeto, “optamos por medidas sustentáveis na vertente da eficiência energética, na qualidade térmica e acústica do ambiente interno, ou na gestão dos resíduos da construção”.

O edifício terá isolamento térmico garantido por janelas de vidros duplos e caixilharias com corte térmico e sistema ETICS aplicado nas paredes exteriores, além de iluminação Led e inteligente, sistemas de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado de alta eficiência e inteligentes.

Imagem WhatsApp 2025-04-01 às 16.18.07_d416b760.jpg

Papel do Millennium bcp é “muito importante” nos projetos do JC Group

O Millennium bcp acompanhou o desenvolvimento deste empreendimento. José Correia recorda que o banco “tem um papel muito importante no desenvolvimento deste e de outros projetos que o grupo tem por todo o país. A instituição tem sido um apoio importante para o avanço das estratégias da empresa, no que diz respeito ao seu crescimento e sustentabilidade, proporcionando ao grupo a possibilidade de crescer a nível empresarial, ao acreditar nas suas estratégias de negócio e nos objetivos delineados pela administração. As soluções apresentadas pelo banco, os modelos de negócio e a sua eficiência na resolução das questões que vão surgindo no dia-a-dia em tempo útil são fulcrais para que todos os projetos e os negócios avancem ao ritmo pretendido”.