Maior Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa de sempre recebeu mais de 2.000 pessoas

16/04/2024
Maior Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa de sempre recebeu mais de 2.000 pessoas

O LX Factory foi o palco da 11ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, evento organizado pela revista Vida Imobiliária, que decorreu de 9 a 11 de abril. Superando as melhores expectativas, a iniciativa contabilizou 18.000 registos, realizadas por cerca de 2.000 pessoas.

A edição deste ano reuniu mais de 120 oradores, 60 entidades e parceiros, num ciclo de 28 conferências, debates, workshops e seminários jurídicos. Uma programação de três dias que apresentou uma agenda multifacetada de iniciativas que se focaram nos temas da reabilitação urbana, sustentabilidade, construção, habitação e tecnologia no imobiliário.

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa contou com a presença de várias figuras do poder central e local, tais como a Vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, Joana Almeida, ou Filipa Roseta, Vereadora da Habitação e Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa, além de outros autarcas, como Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada,  Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira ou Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.

“Juntar o crescimento exponencial da cidade com um forte estado social”

Na sessão de abertura da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, a vereadora da Habitação, Filipa Roseta, partilhou a vontade do município de “juntar o crescimento exponencial da cidade com um forte estado social”. Uma fusão que é “uma linha clara em Lisboa. Todo o investimento que estamos a fazer vem nesse sentido, na inovação, na cultura, que vai gerar esse crescimento exponencial. Mas este enriquecimento não pode acontecer sem um forte estado social local, que tem de assegurar habitação, educação e saúde, e que ninguém é deixado de fora”. Para isso, deixou na Semana da Reabilitação Urbana, junto dos players do setor, o apelo: “precisamos de pessoas que tenham capacidade e vontade de fazer, pois precisamos de muito investimento nesta cidade”.

Filipa Roseta, vereadora da Habitação da CML
Filipa Roseta, vereadora da Habitação da CML

Joana Almeida: reabilitação urbana é importante para trair mais famílias para Lisboa

A vereadora do Urbanismo, Joana Almeida, esteve presente na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa a 11 de abril. Na sua intervenção, enfatizou que “iniciámos em Lisboa a construção de uma nova visão estratégica para a cidade, a pensar em 2040. Devemos destacar a importância da reabilitação para termos mais jovens, mais famílias. Deixo o desafio da inovação e da qualidade na construção de cidade e intervenção no espaço público”. 

Comentando o novo Simplex do licenciamento urbanístico, a vereadora ressalvou que “o tema da simplificação dos licenciamentos está presente neste mandato desde o primeiro dia, e desde aí tivemos preocupação ao nível da celeridade, clareza, transparência e comunicação. Hoje conseguimos melhorar toda a componente do licenciamento”, acrescentando que o Simplex “é uma mudança de paradigma em que somos todos chamados a ser mais responsáveis”.

Joana Almeida, vereadora do Urbanismo da CML
Joana Almeida, vereadora do Urbanismo da CML

Caminho a da reabilitação “tem de ser continuado” 

Participando também na abertura do evento, Manuel Reis Campos, presidente da CPCI, sublinhou que “o caminho da reabilitação urbana é notável, e tem de ser continuado. É uma matéria prioritária para todos, para investidores, privados ou autarquias”, notando que “as cidades são o motor do crescimento económico, da diversidade cultural, e a reabilitação urbana é essencial para dar resposta às grandes carências sociais e à emergência climática”.

Não tem dúvidas de que “Portugal precisa de reabilitar mais, e o estímulo ao investimento privado é fundamental”, defendendo que o setor precisa de “celeridade, confiança, linhas de crédito à construção, garantias de estabilidade legislativa no mercado de arrendamento e de apoio às empresas”. Nomeadamente, “é preciso dinamizar um verdadeiro mercado de arrendamento”. 

Manuel Reis Campos chamou também a atenção para a necessidade de execução do PRR, que tem ainda uma execução financeira de apenas 14%: “foram pagos apenas 436 milhões de euros. A aplicação das verbas tem ficado aquém das expetativas, mas estão reunidas as condições para que haja um verdadeiro aumento do investimento público”. 

Conclui que “o diagnóstico está feito. É preciso construir mais, reabilitar mais, criar um verdadeiro mercado de arrendamento, corrigir e alterar os pontos mais críticos, para permitir às empresas que desempenhem o seu papel, para resolver o problema da escassez de oferta, para todos e em particular os jovens”. 

Manuel Reis Campos, presidente da CPCI
Manuel Reis Campos, presidente da CPCI

Amplo apoio do setor público e privado

A 11.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa contou com o apoio amplo da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e de diversas entidades do setor privado. A Ecociaf, o Grupo Preceram, a Mapei, a Reynaers Aluminium, a Saint-Gobain, a Schmitt + Sohn Elevadores, a Schneider Electric e a Tecofix alinham nos patrocínios Platina. Na categoria Ouro incluem-se A400, Avenue, Bosch, Caixiave, CBRE/Neoturis, Cosentino, Eastbanc, EDP, Grupo SanJose, Fassa Bortolo, Kozowood, ML, NOS, Perfisa, PLMJ, Reify., Sanitana, Savills, Schlüter-Systems, Remax Siimgroup, Smeg, Valchromat, Victoria Seguros, Viroc e Vogue Homes.

Nos patrocínios institucionais, alinham a ADENE, ALP, APEGAC, APEMIP, APPII, CPCI, o IHRU, a Ordem dos Arquitectos, a Ordem dos Engenheiros e a Ordem dos Engenheiros Técnicos. Os apoios institucionais cabem à ACAI, AHP, ALEP, ANFAJE, APFIPP, Cluster Habitat Sustentável, GECoRPA – Grémio do Património, o SIL, a ULI Portugal e a WIRE Portugal.

A CNN Portugal, o Suplemento de Imobiliário do Jornal Público, a Confidencial Imobiliário, a Iberian Property e o Observatorio Inmobiliario são os media partners oficiais e o Idealista o portal oficial.