Meliá São João da Madeira revitaliza Palacete Conde Dias Garcia

21/02/2024
Meliá São João da Madeira revitaliza Palacete Conde Dias Garcia

Em fevereiro do próximo ano, deverá abrir portas ao público o novo hotel Meliá São João da Madeira, a nova unidade hoteleira na qual a Hoti Star Portugal Hotéis está a investir cerca de 16 milhões de euros.

Situado no centro da cidade, este hotel, atualmente em construção, vai resultar da reabilitação e transformação integral do Palacete Conde Dias Garcia, pelo traço do arquiteto Hugo Correia e da CEVEL.

Esta era a antiga propriedade de António Dias Garcia, conhecido benemérito que fez fortuna no Brasil, e que construiu este palácio na viragem do século, marcado pela sua “arquitetura dos brasileiros” ou “estilo abrasileirado”, símbolo da afirmação e prestígio pessoal do proprietário e da sua riqueza. Destacam-se as suas fachadas amplas, com várias portas e janelas de pé direito considerável e telhados de dois torreões com telhas coloridas.

O edifício principal, e que será reabilitado, num total de 1.000 metros quadrados, inclui a receção, lobby, bar, restaurante, principais zonas sociais e três suites. Um novo módulo que será ligado ao palácio, com cerca de 5.000 metros quadrados, terá outros 92 quartos, salas de reuniões, auditório e Wellness Center, com ginásio, piscinas (interior e exterior) e estacionamento, além de jardins na zona envolvente.

As principais linhas orientadoras dos arquitetos deste projeto foram a integração do património construído com um novo edifício que permitisse as funcionalidades e necessidades de um hotel moderno e eficiente, cumprindo ainda com os requisitos da marca Meliá.

A eficiência energética foi, assim, tida em conta desde o início do projeto de arquitetura, nomeadamente na implantação do edifício ou na orientação dos vãos, e na escolha dos vidros e caixilharias. O edifício será também dotado de painéis solares, e todos os equipamentos foram escolhidos “a dedo”.

A administração da Hoti Star Portugal Hotéis explica ao Público Imobiliário que o principal público-alvo do novo Meliá será o segmento corporate, nomeadamente empresas com interesse na região, além de grupos desportivos, bem como famílias e casais.

HOTEL MELIA SJM_Photo - 6.jpg

HOTEL MELIA SJM_Photo - 5.jpg

Millennium bcp foi parceiro nos instrumentos Revive e IFRRU2020

Destacando o papel do Millennium bcp para levar a cabo este projeto, a Hoti Star Portugal Hotéis recorda que apresentou a sua candidatura ao programa Revive em 2020, uma iniciativa que tem como objetivo a recuperação de imóveis públicos devolutos por investidores privados. O contrato de concessão foi assinado em outubro desse ano, ainda em plena pandemia, e a construção arrancou em julho do ano passado, um período que ficou marcado por um forte aumento dos custos de construção e do financiamento.

A Hoti Star Portugal Hotéis recorreu ainda ao Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas – IFRRU2020. Para a administração da hoteleira, “a parceria com o Millennium bcp foi importante, agilizando todos os instrumentos de financiamento ao projeto, nomeadamente o acesso às verbas do IFRRU2020 e às linhas de financiamento do programa Revive (disponibilizadas pelo Turismo de Portugal). A capacidade de agilidade dos profissionais do Millennium bcp foi excelente”.

HOTEL MELIA SJM_Photo - 2.jpg