Mercado de armazéns em 2021 revela escassez de oferta

15/09/2021
Mercado de armazéns em 2021 revela escassez de oferta

O imobiliário em 2021 está a ser particularmente marcado pelo crescimento acentuado do setor logístico e de armazéns, algo que, de resto, já se vinha a sentir o ano passado. Em 2020, os espaços de armazéns e de logística ocupados atingiu os 272 mil metros quadrados, o que representa um crescimento de 24% relativamente a 2019. Este é o terceiro valor mais elevado alguma vez registado em Portugal, de acordo com o relatório ‘Portugal Logistics MarketView 2020’, divulgado pela CBRE, e que traça o retrato do setor logístico ao longo do último ano.

Já para 2021, a mesma consultora prevê que a disponibilidade dos espaços logísticos permaneça reduzida, mantendo-se inversamente proporcional à procura, que cada vez é maior.

O crescimento continuado do e-commerce parece ser um dos grandes responsáveis por esta cada vez maior procura, não só em Portugal mas um pouco por toda a Europa. Aliás, a B.Prime prevê que este movimento seja responsável por uma procura adicional de 16.7 milhões de m² de armazéns logísticos na Europa ocidental.

Também no webinar “Tendências e Desafios 2021”, a consultora Cushman & Wakefield, assumiu que a logística é hoje o setor que todos os investidores procuram. “Não há dia em que a imprensa especializada não fale de operações deste mercado ou do Multifamily”.

Os especialistas têm vindo a alertar que, com o crescimento do ecommerce, a logística deveria crescer também.

Armazém com escritório, em Porto Alto

Atento a este fenómeno, o Millennium bcp colocou à venda no mercado um armazém com escritório,

em Porto Alto, Benavente no distrito de Santarém. Em zona industrial, onde predominam edifícios similares, próximo da EN-10, beneficia de bons acessos rodoviários e espaço para circulação de viaturas. A zona de Samora Correia, é conhecida pela sua centralidade em relação ao país e proximidade com bons acessos rodoviários desde A1, em direção ao Norte do País, da A13 para acesso á A2 para o sul do País, proximidade da área metropolitana de Lisboa, quer via norte, pela A1, quer via sul, pela A2. Fácil acesso também, via A6, a Espanha.

Segundo o Banco, trata-se de uma Instalação industrial com licença de utilização de armazém e escritórios composta por 2 edifícios de produção com mezanine de 2 pisos e edifício de escritórios também com 2 pisos.

Implantado em terreno com cerca de 5.000 m2, tem uma área de construção de aproximadamente 2.257 m2 para armazém e de 444 m2 para serviços, com edifício de escritórios e gabinetes. A possibilidade de fácil remodelação, face às amplas zonas e adaptabilidade para diversas atividades. Localizado na estrada das Sesmarias nº 15, em Samora Correia, Benavente, Santarém, tem acesso a veículos pesados e espaço para circulação de viaturas, um pé direito máximo entre 7 e 8 metros e amplas zonas para armazenagem ou instalação de indústria.

Um dos mercados alvo para este ativo são clientes da área da logística e armazenagem, com elevado potencial de adaptabilidade ou conversão do objeto.

Armazéns com forte procura

Ramiro Gomes, do Millennium bcp, confirmou ao Público Imobiliário a tendência de escassez deste tipo de produto. “Trata-se de um armazém, sendo que temos sentimos uma forte procura por este tipo de imóveis em todo o território nacional, com especial relevo nas localizações próximas das grandes cidades ou com boas acessibilidades, como é o caso deste ativo”.

O ativo, um armazém de dimensões expressivas e com a correspondente área de escritórios de apoio à própria atividade, poderá ter como atividades que mais se ajustam às suas características e da zona onde se localiza atividades de armazenagem, o comércio por grosso, transformação de produtos não alimentares ou armazenagem de material de construção.

Este imóvel está a ser promovido no site do banco e junto da Rede comercial do banco, bem como junto dos parceiros imobiliários especializados na comercialização deste tipo de imóveis. “Em complemento, temos abordado as empresas existentes na zona, para eventual mudança de instalações ou necessidades de expansão das suas atuais instalações”, explica Ramiro Gomes.

Para além da clara mais-valia em termos de localização, o especialista salientou ainda neste ativo a versatilidade de utilização e facilidade de adaptação a um novo uso, trata-se construção ampla e sem pilares e, a generosa altura do armazém são uma mais-valia.