Mercado da habitação valoriza em Constância

01/03/2023
Mercado da habitação valoriza em Constância
Vista do vale do Tejo do Loteamento do Millennium bcp

A habitação está a valorizar em Constância. O número de transações aumentou em 2022, e os preços valorizaram cerca de 30%, em linha com a média do distrito de Santarém, que aumentou 31%, e da capital de distrito, que registou uma subida de 28,4%. É o que mostram os números apurados no âmbito do Índice de Preços Residenciais.

Apesar de registarem menor número de transações e preços médios inferiores às grandes áreas metropolitanas, outras regiões do país, incluindo zonas rurais, estão a valorizar, procuradas pelas boas oportunidades de habitação mais acessível e com melhor qualidade de vida, e o distrito de Santarém não é exceção.

Com uma localização privilegiada, junto aos rios Tejo e Zêzere, Constância tem hoje uma população de cerca de 3.800 habitantes. A oferta habitacional cresceu apenas 1,1% na última década, e dos 1.854 edifícios existentes, apenas 1,6% foram construídos desde 2011, segundo os Censos, o que evidencia o potencial de crescimento e aumento da oferta da região. Em 2022, entraram em processo de licenciamento na autarquia de Constância 17 projetos habitacionais, num total de 23 fogos, mostram também os números da Confidencial Imobiliário.

Criar oportunidades de investimento e facilitar o acesso à habitação, aos jovens em particular, é precisamente uma das prioridades da Câmara Municipal de Constância, que acredita ser este “o motor essencial para a fixação e estímulo à população residente, através da criação de mais e novos postos de trabalho na região”.

Quase 70% da população de constância trabalha no setor dos serviços, mas 28,7% da população é empregada na indústria e na construção. Entre as indústrias mais ativas na zona destaque para a Celulose do Caima, na margem Sul do Tejo, ou a Mitsubishi, no concelho vizinho do Tramagal. De destacar também o Campo Militar de Santa Margarida, recente vencedor do Prémio Defesa Nacional e Ambiente, que a autarquia já manifestou intenção de redinamizar, em conjunto com o Governo, para que se volte a assumir como um polo de desenvolvimento do concelho e da região, parte de uma estratégia alargada de atração de investimento e de fixação de população.