MICRO-SIR: navegar nos preços de transação à escala dos códigos-postais

08/04/2021
MICRO-SIR: navegar nos preços de transação à escala dos códigos-postais

A Confidencial Imobiliário, empresa de market intelligence para o setor imobiliário especializada no segmento residencial, continua a apostar na inovação e lançou uma nova ferramenta que irá permitir um nível máximo de customização das consultas aos preços de venda da habitação.

Micro-SIR é a nova solução estatística disponibilizada pela empresa na sua plataforma online, possibilitando o acesso a estatísticas de preços de venda tendo por base cerca de 250 mil habitações em Portugal Continental, segmentando a pesquisa de mercado de acordo com o interesse do utilizador até ao nível do código-postal a sete dígitos (CP7).

Assentando na georreferenciação do SIR-Sistema de Informação Residencial, a base de dados de referência em Portugal sobre os preços de venda da habitação, esta nova ferramenta vai mais longe, permitindo aos utilizadores definir num mapa as zonas de interesse para as quais pretendem aceder a estatísticas dos preços de venda. Para mais, os dados apresentados no Micro-SIR reportam-se sempre a preços de venda atualizados (PVA) para o presente. Esta metodologia permite ao utilizador navegar numa janela de pesquisa até um limite máximo de 24 meses, garantindo a comparabilidade temporal dos dados. Os dados são atualizados mensalmente.

O Micro-SIR distingue-se, em termos de desenvolvimento tecnológico, por permitir conciliar esta definição fina de zonas-alvo com a salvaguarda da natureza confidencial dos dados primários.

Além desta abordagem e da proposta inovadora que é uma análise aos preços de transação numa micro-escala configurada pelo CP7, o sistema garante a segmentação já permitida pelo SIR, nomeadamente a aplicação de filtros em função de critérios como o tipo de imóvel (moradia ou apartamento), a tipologia (T0, T1, T2, ...), o estado de uso (novo ou usado) ou as gamas de preço.

Outra vantagem é a navegação intuitiva e “amiga” do utilizador. Os passos são simples. Uma vez entrado na plataforma Micro-SIR, começa-se por inserir o código-postal da zona de interesse. Surge uma nuvem de pontos de dados, visualizando-se logo os preços/m2 em gamas de mercado e por tipologia ou estado de uso. O utilizador poderá editar a zona abrangida ou optar por uma vista em foto aérea, para um maior detalhe sobre o território. Pode também definir os critérios de pesquisa que lhe interessam, assim como a janela temporal dos dados. No final, é ainda possível extrair um relatório em pdf com a informação da pesquisa.

A Confidencial Imobiliário informa o mercado imobiliário há mais de 30 anos. É especializada na produção e difusão de indicadores de análise do mercado, detendo índices e bases de dados exclusivas sobre vendas e arrendamento de fogos, com detalhe à zona. Do seu acervo destaca-se o Índice de Preços Ci que é a mais antiga série sobre imobiliário em Portugal, com mais de 30 anos. Este índice mede a valorização dos imóveis residenciais. Destaca-se ainda o SIR, um sistema de informação que agrega os dados sobre vendas reportados pelos operadores do mercado, sendo uma ferramenta de market intelligence que serve as principais instituições de crédito e demais operadores na decisão sobre operações de investimento.