Miguel Pinto Luz mantém pasta das Infraestruturas e Habitação

06/06/2025
Miguel Pinto Luz mantém pasta das Infraestruturas e Habitação
Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação

Miguel Pinto Luz continuará a ser ministro das Infraestruturas e Habitação no novo Governo que agora tomou posse.

O ministro vai continuar à frente destas pastas, ao que tudo indica dando continuidade às políticas e legislatura anteriores. O seu primeiro mandato ficou marcado pela escolha do Campo de Tiro de Alcochete como localização para o novo aeroporto ou pelo lançamento do “Construir Portugal”, um pacote de 30 medidas que têm como objetivo combater a crise da habitação. 

Foi em maio de 2024 que, poucas semanas depois de assumir funções como ministro das Infraestruturas e Habitação, avançou com este pacote de medidas para a habitação e que também ditava o fim de algumas das soluções do “Mais Habitação” do Governo de António Costa, como a correção do mecanismo de apoio à renda de forma a salvaguardar a manutenção do apoio a determinado perfil de inquilinos e contratos. 

Pinto Luz anunciou também a duplicação da oferta pública de habitação no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, que previa inicialmente 26.000 fogos, e cuja meta passou para 59.000 até 2030. 

A par da construção do novo aeroporto e da conclusão da ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e Lisboa, outro dos seus principais desafios será o relançamento da reprivatização da TAP, que foi suspensa na sequência da queda dos dois últimos governos, recorda a SIC Notícias. O ministro tem afirmado que o objetivo do Governo é vender a totalidade do capital da TAP, embora esteja disponível para discutir o tema e procurar um "consenso alargado”.

Miguel Pinto Luz é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. É também vice-presidente do PSD. 

Patrícia Gonçalves Costa mantém-se secretária de Estado da Habitação 

Patrícia Gonçalves Costa vai continuar a ser secretária de Estado da Habitação. A responsável é licenciada em Arquitetura e doutorada na mesma área na especialidade de Tecnologias de Gestão da Construção. É experiente na área da habitação nas autarquias de Lisboa e de Oeiras, e é agora escolhida para continuar a pasta no novo Executivo.

No mesmo Ministério, Hugo Espírito Santo será secretário de Estado das Infraestruturas e Cristina Pinto Dias secretária de Estado da Mobilidade.