Miguel Pinto Luz e Patrícia Machado Santos são os novos responsáveis pela pasta da Habitação

10/04/2024
Miguel Pinto Luz e Patrícia Machado Santos são os novos responsáveis pela pasta da Habitação
Pixabay

Miguel Pinto Luz é o novo ministro das Infraestruturas e Habitação. A secretaria de Estado da Habitação fica a cargo de Patrícia Machado Santos.  É o regresso da pasta da Habitação às Infraestruturas.

Miguel Pinto Luz é vice-presidente do PSD. Com 47 anos, já ocupou vários cargos no PSD, como membro da Comissão Política Nacional do partido. Atualmente, é Conselheiro Nacional do PSD, e foi também vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais. Foi também secretário de Estado das Infraestruturas no segundo Governo de Pedro Passos Coelho, em 2015. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Informática pelo IST, e tem um mestrado em Redes Informáticas.

Patrícia Machado Santos, a nova secretária de Estado da Habitação, tutelada pelo Ministério das Infraestruturas, é licenciada em arquitetura, área em que também tem doutoramento em Tecnologias de Gestão da Construção.

De acordo com o comunicado citado pela CNN, Patrícia Machado Santos tem trabalhado na área da habitação em várias autarquias, como Lisboa ou Oeiras. Na Câmara Municipal de Oeiras, foi diretora do Departamento de Habitação Municipal.

Integra também a secretaria de Estado das Infraestrutras Hugo Espírito Santo. Cristina Pinto Dias é secretária de Estado da Mobilidade.

O Público recorda que, no seu programa eleitoral, a Aliança Democrática propunha a simplificação dos processos de licenciamento, novas parcerias público-privadas para construção de mais habitação em larga escala, ou benefícios fiscais para incentivar a criação de mais oferta a preços acessíveis. Uma das principais promessas foi a de revogar as «medidas erradas» incluídas no programa “Mais Habitação”, do Governo de António Costa, como o arrendamento coercivo de imóveis devolutos, os limites administrativos aos aumentos das novas rendas ou os novos impostos e restrições ao alojamento local.