Já estão a ser desenvolvidos os dois últimos blocos do empreendimento residencial Monte da Assunção Premium (Santo Tirso), um projeto da promotora imobiliária Pacoli, fruto de um investimento global de 50 milhões de euros.
O condomínio situa-se na rua do Picoto, no centro de Santo Tirso, e está vocacionado para o segmento médio/médio-alto. Desenvolve-se em seis fases, quatro delas já concluídas, totalmente vendidas e habitadas, e decorre agora a construção dos últimos dois blocos, com conclusão prevista para o final do próximo ano.
Em entrevista ao Público Imobiliário, Raul Palavras, administrador da Pacoli, explica que “o Monte da Assunção Premium é um projeto de 231 apartamentos com uma área de construção de 56.000 metros quadrados e zona comercial de 7.000 metros quadrados que marcou, definitivamente, o panorama habitacional de Santo Tirso, pela sua dimensão e pela sua qualidade arquitetónica”. Atesta que a centralidade em que se insere passou a ser mais procurada para serviços, comércio e hotelaria.
O Monte da Assunção Premium é assinado pelo gabinete de arquitetura ARQASS, sob a direção dos arquitetos José Teixeira de Sousa e José Carlos Sousa. Os apartamentos têm tipologias T1+1 a T5, com elevados padrões térmicos e acústicos, “muito acima do padrão legal”. A preocupação ambiental levou à opção por materiais naturais nas fachadas, que carecem de pouca manutenção, isolamentos térmicos na fachada e cobertura, elevadores de elevada eficiência ou vidros com excelente comportamento térmico, além da instalação de painéis fotovoltaicos.
O empreendimento tem também área comercial no piso térreo. As lojas são geridas e arrendadas pela Pacoli.
Este projeto foi idealizado “para ser um edifício emblemático na cidade de Santo Tirso, fruto da sua localização privilegiada e da sua dimensão. A qualidade e a elegância fizeram a diferença”, segundo o responsável. Este é “um projeto equilibrado e com uma racionalidade que se ajusta perfeitamente à crescente procura de habitação de qualidade e de requinte, acompanhando o crescimento da cidade e satisfazendo assim parte da população local e dos concelhos limítrofes”.
Raul Palavras refere que as vendas dos apartamentos desta última fase “acompanham o ritmo da construção, e esperamos que sejam concluídas no segundo trimestre de 2026”.

Millennium bcp é parceiro da Pacoli
O desenvolvimento do Monte da Assunção Premium foi acompanhado pelo Millennium bcp. Raul Palavras considera que o banco “é muito importante no desenvolvimento deste projeto, e continuará a sê-lo em projetos futuros. O crescimento do nosso grupo empresarial consolida uma parceria com maior confiança de parte a parte”.
Sustentando este crescimento, este ano o grupo criou uma Sociedade de Investimento Coletivo SIC, com a separação do ramo da construção Pacoli Lda do ramo de investimento Eragogest S.A. Em pipeline, estão duas residências universitárias, uma residência sénior e um hotel de 4 estrelas com 100 quartos. Mas os planos incluem também um reforço da oferta de Santo Tirso em mais de 750 apartamentos, que deverão começar a ser desenvolvidos no próximo ano.
Estes somam-se a uma carteira de 200 apartamentos e uma residência de estudantes atualmente em execução.
