Mudanças de comportamento permitem poupanças de energia a curto prazo

15/06/2022
Mudanças de comportamento permitem poupanças de energia a curto prazo
Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática.

No ano em que a Adene assumiu a presidência da Rede Europeia de Energia, o seminário European Energy Network (EnR) "Promoting energy and water use reduction at national and local levels” decorreu em Lisboa e teve como objetivo, em conjunto com agências nacionais de energia, atores locais e outros intervenientes, a discussão de respostas estratégicas no que diz respeito à atual crise de energia na Europa, a importância de um enfoque radical na eficiência energética, a necessidade de identificar formas de “desbloquear” oportunidades de ação em colaboração, e entre outros temas de debate.

João Galamba, secretário de Estado Adjunto e da Energia, iniciou o seminário retratando o clima de incerteza que atravessamos por conta da guerra e da dependência energética que esta trouxe. Pelo facto de as agências nacionais de energia terem um "grande papel na sociedade", mostrou-se expectante pelos temas que iriam ser ali debatidos ao longo da manhã.

A primeira interveniente no seminário, Paula Abreu Marques, DG ENER, face à dependência que a União Europeia tem da Rússia, sublinha que é importante "reduzir em 30% a nossa demanda de gás". Assim sendo, a nossa ‘quick solution’ será "conseguir poupanças de energia a curto prazo através de uma mudança de comportamento e medidas de eficiência energética de rastreio rápido", acrescentando ainda que "queremos aumentar o objetivo de poupança de energia de 9% para 13% até 2030". Para isso, será fundamental uma "diversificação do abastecimento de gás, um aumento da quota de energias renováveis e a utilização de gases renováveis", por exemplo.

No primeiro painel de debate, com a moderação de Nelson Lage, presidente da Adene, estiveram presentes quatro intervenientes provenientes de agências energéticas internacionais: Philippe Masset (ADEME), Manuel Sapiano (EWA), Marian Poolen (RVO), Philip Sellwood (EST). Philippe Masset constatou que "temos vários programas para acelerar este processo energético na França", sublinhando a importância de "treinar todos os stakeholders para objetivos nacionais internacionais, de forma a atingir esta transição energética o mais rápido possível".

É necessário coordenar todos os intervenientes

Já no segundo painel de debate, estiveram presentes Miguel de Castro Neto, presidente da Lisboa E-Nova, Paulo Ferrão, EU Mission Board da Universidade de Lisboa, Frédéric Boyer, Head of the Covenant of Mayors – Europe, Energy Cities, Dinis Rodrigues, Energy Expert, European Investment Bank, e Kerstin Schilcher, Austrian Energy Agency. Dando uma perspetiva do panorama da cidade de Lisboa e do que está a ser realizado na capital, Miguel de Castro Neto referiu que mediante "o uso de dados, movemos este paradigma da cidade, sendo que é necessário coordenar todos os intervenientes neste processo". Com o apoio da Agência de Energia de Lisboa, "que fará o apoio técnico para acelerar o processo", apela para que utilizemos "as competências técnicas que temos para reestruturar Lisboa".

O presidente da Adene, Nelson Lage, numa intervenção final, enumerou as conclusões da conferência e convidou Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, a encerrar o evento. Referindo que "temos de pôr as nossas ideias em prática o mais rápido possível", o ministro chamou a atenção para o facto de devermos "consciencializar as cidades a ser parte deste processo", enfatizando que "sem as cidades não vamos ter sucesso nas nossas estratégias".