“O nosso compromisso é o do trabalho conjunto com o setor”

20/04/2022
“O nosso compromisso é o do trabalho conjunto com o setor”

Marina Gonçalves, secretária de Estado da Habitação, foi uma das personalidades que marcou presença na abertura oficial da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que decorreu no seu novo palco de 2022, na Lx Factory.

Na ocasião, Marina Gonçalves reiterou que “deixamos a garantia de que o nosso compromisso é o do trabalho conjunto com o setor do imobiliário e da construção. Podemos melhorar e continuar a promover mais e melhor habitação, seguindo o trabalho profícuo nos últimos quatro anos, agora focando também no enorme desafio do aumento dos custos”, que considera “preocupante”.

A governante salientou os novos desafios do setor, decorrentes, por um lado, da pandemia, e por outro do conflito na Ucrânia. “Têm impacto direto, nomeadamente nos preços”, e somam-se às alterações climáticas e às exigências de eficiência energética. “Temos de conciliar um PRR com objetivos de reabilitação urbana e de criação de melhores cidades para todos. São objetivos muito ambiciosos”, admite. Por isso, há que “perceber onde ainda podemos intervir para mitigar o efeito que os preços estão a ter nas obras, para garantir uma resposta mais célere ao problema da escassez de materiais”.

A secretária de Estado garante que, no arranque do novo ciclo político, “as nossas prioridades continuam as mesmas nos próximos quatro anos. É fundamental que mantenhamos este projeto ambicioso de construir tantas habitações até 2026, e que continuemos este trabalho direto e regular com o setor”. A prioridade do Governo é aumentar o parque habitacional público, mas também criar outros instrumentos, “como a construção de habitação a custos controlados com IVA reduzido para 6%”, uma antiga reivindicação do setor que já está em vigor, e que “pode ser equilibrada com a prioridade da política pública”.