Nova construção sobe 7% face a outubro

30/11/2022
Nova construção sobe 7% face a outubro

A procura por nova construção tem vindo a aumentar de forma sustentada, despoletando um maior interesse dos investidores no que diz respeito a terrenos para construção. A nova construção teve uma excelente prestação nas duas principais metrópoles do país, que registaram em novembro um aumento da procura, face a outubro, com o Porto a ter um aumento de +20,3% e Lisboa de +9,8%.

No entanto, é fora das grandes cidades que a procura tem tido níveis de procura particularmente interessantes, nomeadamente nos terrenos para construção de moradias que, após o período de pandemia, continuam a ter preferência entre os compradores.

Na categoria de quintas e herdades tem igualmente havido aumentos da procura em quase todos os distritos mais procurados. Com Évora a ter um aumento de procura de +3,5%, Braga +4,6%, Lisboa +3,6% e Viseu +18,5. Já no caso dos terrenos, Faro +18,7% e Lisboa +3,9% registam um aumento da procura em novembro, face a outubro.

Aliás, no primeiro semestre deste ano, o licenciamento pelas Câmaras Municipais de fogos em construções novas totalizou 13.293, o que corresponde a um aumento de 5%, face aos 12.660 alojamentos licenciados no mesmo período do ano anterior.

Já segundo a JLL, no 3º trimestre de 2022 o mercado residencial continuou a exibir um desempenho resiliente, sustentado pelo continuado desajuste entre a oferta disponível e a procura, com preços que continuam a subir e uma estabilização nas vendas.

A procura está ativa quer por parte dos nacionais quer dos internacionais, absorvendo rapidamente a oferta nova que vai chegando.