Nova fase do Beato Quarter arranca neste 2º trimestre

19/03/2025
Nova fase do Beato Quarter arranca neste 2º trimestre

O antigo Convento do Beato, na zona oriental de Lisboa, está a ser alvo de um processo de reabilitação integral, que lhe vai dar uma nova vida, num investimento global de cerca de 80 milhões de euros liderado pela Larfa Properties. A primeira fase do projeto está concluída, e a segunda fase arranca neste segundo trimestre de 2025.

Este novo Conjunto Urbano do Convento do Beato, comercialmente designado por Beato Quarter, é composto por 10 edifícios, datados de épocas distintas, incluindo a antiga Igreja, o Convento do Beato ou edifícios industriais do final do século XIX e início do século XX.

Stéphane Delplancq, CEO da Larfa Properties, refere que: “este complexo localiza-se numa área de Lisboa em grande desenvolvimento urbano e cultural, onde o passado histórico das antigas quintas e palacetes convivem com um enorme património industrial que tem atraído projetos de reabilitação que vêm introduzir uma nova dinâmica neste lugar”. É o caso do Beato Quarter, que “mantém a identidade que o caracteriza e coloca-o novamente a uso, contribuindo para a consolidação deste tecido urbano”.

O responsável precisa que esta transformação inclui a remodelação do Centro de Eventos e a requalificação dos restantes edifícios para acolher novos usos. Por exemplo, a antiga igreja vai ter serviços, e os antigos edifícios industriais habitação. Está incluído também um edifício novo para habitação, construído de raiz, associado ao estacionamento subterrâneo.

Este projeto é assinado pelo arquiteto Tomás Salgado, do gabinete Risco. “Tratando-se de um conjunto edificado classificado como Património de Interesse Público, procurou-se manter e enaltecer as características arquitetónicas de cada época construtiva, enquadrando, num só complexo, edifícios com desenhos e características muito ricas e distintas”, recorda o promotor.

IMG-20250205-WA0037.jpg

IMG-20250205-WA0017.jpg

8.500 metros quadrados de nova habitação

A área total de intervenção deste projeto ultrapassa os 18.000 metros quadrados, 8.500 dos quais destinados a habitação, e mais de 3.500 metros quadrados de pátios ajardinados.

O condomínio habitacional do Beato Quarter prevê a reabilitação de 8 edifícios, com 73 apartamentos, além de 5 lojas com acesso direto para a rua, vocacionados para o segmento médio de mercado.

A primeira fase deste projeto está concluída e é constituída por 5 edifícios e 61 apartamentos (T1 a T4 Duplex), 4 lojas e estacionamento para 100 viaturas. Segue-se a construção de outros 3 edifícios independentes que terá início já no segundo trimestre de 2025 e que irá acrescentar mais 12 apartamentos com tipologias T1 a T4 Triplex, estacionamentos e um espaço para serviços.

Sustentabilidade “em todas as decisões” 

Stéphane Delplancq partilha que “a sustentabilidade foi tida em conta em todas as decisões tomadas ao longo do projeto”, destacando a escolha de “materiais duradouros e com baixa manutenção e o paisagismo, mas também as soluções técnicas adotadas para os sistemas elétricos, gestão de água, climatização, entre outros.”.

Em paralelo, “foi feito um forte investimento nos sistemas passivos, prevendo bons isolamentos e caixilharias e vidros de grande qualidade. Foram também previstos coletores solares para apoio à produção de água quente sanitária. No estacionamento foi incluído um ponto de carregamento de veículos elétricos por apartamento.

Millennium bcp apoiou este projeto de reabilitação 

“A reabilitação de um património com esta complexidade histórica acarreta alguns imprevistos, que vão sendo solucionados da melhor forma possível à medida que surgem”, recorda o responsável da Larfa Properties, nomeadamente a campanha arqueológica que acompanhou todo o desenvolvimento da obra.

Por outro lado, destaca também como desafios do projeto o tempo de licenciamento camarário ou a gestão das alterações que decorreram do próprio desenvolvimento da obra.

A Larfa Properties contou neste projeto com o apoio do Millennium bcp. Stéphane Delplancq considera que “o Millennium bcp tem sido um importante parceiro no desenvolvimento deste projeto”, e destaca especificamente o apoio dado na requalificação e renovação dos edifícios para habitação do Beato Quarter.