Novas formas de fazer negócio mantêm mercado imobiliário ativo

01/07/2020
Novas formas de fazer negócio mantêm mercado imobiliário ativo

O Millennium bcp iniciou uma nova ação comercial na qual tem disponível cerca de 30 imóveis, para os quais os clientes apenas têm que fazer a sua proposta, após inscrição no site da UON, Mediação Imobiliária, parceiro do Banco nesta campanha. O registo para o processo de venda online encerra dois dias úteis antes da data prevista para o encerramento da ação, 15 de setembro de 2020.

O cliente inscrito propõe um valor para o imóvel ou lote pretendido. Se este valor for igual ou superior ao Valor de Oferta Certa (VC) definido pelo Banco, é automaticamente aprovado, recebendo o cliente de imediato, por e-mail, essa informação. O Lote em causa fica reservado até à assinatura do Contrato Promessa de Compra e Venda CPCV (72 horas posteriores à aprovação) após o que é fechado.

Já se o valor proposto pelo cliente for inferior ao VC, iniciar-se-á um processo de incrementos que serão feitos pelos compradores inscritos. No entanto, se o valor da oferta inicial for excessivamente baixo face ao VC definido, este não poderá ser aceite e o proponente será convidado a apresentar um novo valor através da receção de uma mensagem com a informação de que o lance foi insuficiente. Será visível no site da UON a melhor oferta que não foi aceite.

Logo que o VC é alcançado, a respetiva proposta é imediatamente aprovada, sendo o licitante informado que a sua oferta é a vencedora e o lote/imóvel fica reservado até à assinatura do Contrato Promessa de Compra e Venda e entrega do sinal no prazo de 72 horas.

Exclusivamente residenciais

Em termos da caraterização dos imóveis que fazem parte desta ação, estes são exclusivamente imóveis residenciais, moradias e apartamentos, localizados em 11 distritos, mais do Norte e Centro do país, incluindo o Alentejo e o distrito de Lisboa. Falamos de dois apartamentos de tipologias T1 e T4, com áreas de 95m2 e 186 m2 nos distritos de Évora e Beja. E de 20 moradias, três das quais de venda conjunta, de tipologias entre V1 e V5 e áreas e 41,5 m2 a 425m2. As 3 moradias referidas fazem parte de um condomínio interligado interiormente, localizado em zona rural na periferia de Casével, Santarém. O Banco esclarece que precisam de obras, mas possuem excelentes condições para uma família numerosa, para turismo rural, para aluguer, ou seja, com finalidades diversas e bem interessantes.

Pedro André, da Unidade de Marketing da Direção de Crédito Especializado e Imobiliário do Millennium bcp, diz que o Banco avança para este tipo de ações sempre com boas expetativas, não só pelo empenho na seleção dos ativos, como pelo retorno que tem tido do histórico das suas campanhas comercias, as quais proporcionam boas oportunidades ao mercado. “Sobre a carteira concreta da Oferta Certa, acresce o facto de enquadrar imóveis que vão ao encontro de novas necessidades que a pandemia potenciou como, localizarem-se fora de grandes aglomerados populacionais e, alguns deles terem espaço exterior que proporciona sempre um agradável convite a atividades ao ar livre e junto à sua habitação”.

Um modelo de venda que suscita interesse

Ana Luísa Ferro, diretora comercial da Uon, explicou ao Público Imobiliário que tendo em conta que se trata de uma ação com um formato diferente em que cada potencial interessado pode apresentar a sua oferta para a casa que pretende adquirir, é admissível que este desenho suscite o interesse de eventuais compradores levando-os a fazer a sua proposta de valor, tendo em conta o que lhe parece ser o valor razoável para o ativo. “Continua a haver muitos ativos em venda, com preços competitivos, e procura para os mesmos. A estes fatores acresce a associação nesta operação ao Millennium BCP que nos permitirá agilizar toda a tramitação associada ao Financiamento da aquisição. Estamos confiantes que suscitará adesão e a Oferta Certa para cada imóvel”.

Questionada sobre que cliente-tipo está mais suscetível neste ‘modelo' de compra, a responsável diz que a Uon promove campanhas para todo o tipo de comprador. “Seja o particular, casal jovem em início de vida, casal de meia-idade que necessita de uma casa menor pois os filhos saíram de casa, o pequeno aforrador que prefere o investimento imobiliário a outro tipo de aplicação, ou empresas, ou entidades cuja atividade é a compra, reabilitação e venda de imóveis, empresas que por motivos de expansão ou retração do seu próprio mercado necessitam comprar novos espaços…”

Segundo Ana Luísa Ferro, o que distingue as campanhas para empresas das que se dirigem a particulares é sobretudo o tipo de ativos em venda. “No caso de particulares, o objeto de venda são imóveis habitacionais, apesar da presença de investidores ser também possível na compra de ativos habitacionais. Quando falamos em campanhas para empresa, estão em causa ativos para exploração, comércio, serviços, logística, indústria. Associado ao tipo de bem em venda e aos ‘agentes’ envolvidos está também o tipo de crédito concedido que é distinto caso se trate de particulares ou de negócios. No caso presente os ativos em venda são exclusivamente do segmento residencial”.

Para a diretora comercial, a atual conjuntura de pandemia veio introduzir um vetor de insegurança junto dos intervenientes no mercado imobiliário adiando ou cancelando alguns investimentos e, sobretudo, dificultando os processos de decisão e formalização de crédito. “É neste contexto que a Uon encarou com interesse o desafio do Millennium bcp para a realização desta ação de venda com formato diferente do tradicional”. Aceite o repto, a primeira preocupação foi assegurar uma adequada apresentação dos ativos, com boas fotos e vídeos. “Ainda assim, e os recentes meses em confinamento o confirmam, os potenciais interessados não deixam de fazer as necessárias visitas aos imóveis. Estas são conduzidas cumprindo todas as regras de distanciamento social e usando, naturalmente, máscaras”. A perceção da empresa é que os potenciais interessados tentam sempre assegurar previamente uma adequada visualização online do imóvel, só depois agendando a visita. “É determinante para nós assegurar que os nossos colaboradores e potenciais clientes assumam comportamentos prudentes definidos em função do complexo momento que vivemos, sem incorrer em riscos desnecessários”.

Condições contratuais

- Prazo para escritura: 60 dias a contar da data da assinatura do Contrato promessa de Compra e Venda, com pagamento de sinal;

- Sinal de 2.000€, se o comprador tiver adquirido apenas um lote e o respetivo valor de adjudicação tenha sido inferior a 100.000€. Caso tenha adquirido mais do que um lote ou o valor global das adjudicações seja, independentemente do número de lotes adquiridos, igual ou superior a 100.000€, o sinal deverá ser 5% do respetivo valor global das compras efetuadas e de montante nunca inferior a 2.000€.

- Possibilidade de 1 prorrogação de 30 dias, contra reforço de sinal, mínimo de 5% do preço do imóvel.