Novas soluções de construção sustentável estão em destaque na Semana da Reabilitação Urbana

15/03/2023
Novas soluções de construção sustentável estão em destaque na Semana da Reabilitação Urbana

As novas soluções e materiais para uma construção e reabilitação urbana mais sustentáveis vão estar entre os temas de discussão nesta Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, de 29 a 31 de março.

A economia circular enquanto componente base de uma construção sustentável será o foco de uma das sessões plenárias do dia 29, coorganizada pela Ci, pela VI e pelo Grupo Preceram, sob o mote “Economia circular & custos – o futuro da construção”. Pode ser esta a chave para produzir edifícios lidando com a falta de mão-de-obra a custos controlados, e é sobre este tema que se centrarão os oradores convidados. Durante esta sessão será apresentado o Sistema de Informação de Custos de Construção – SICC, da Confidencial Imobiliário, já com dados de 2022 reportados.

Destaque também para a conferência “Construção sustentável – a inovação em curso”, que a 31 de março se vai focar nos novos sistemas e materiais que corporizam a revolução da construção sustentável. Coorganizada pela Reynaers Aluminium, pela Saint-Gobain e pela VI, esta sessão vai, com a colaboração do LiderA, apresentar os princípios da construção sustentável, e os materiais que importa conhecer e adotar para um futuro da construção mais “verde” e eficiente.

As novas soluções e materiais inovadores para a reabilitação urbana serão também apresentados durante a programação das sessões paralelas da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa. Vão estar em destaque a inovação e a sustentabilidade no âmbito da certificação ambiental, as soluções de reabilitação e reforço de pavimentos ou os sistemas de construção sustentável.

A programação da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa contará com dois palcos e mais de 20 sessões de debate e várias iniciativas. É organizada pela vida Imobiliária, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em colaboração com as principais ordens profissionais e associações da fileira da construção e do imobiliário. Schmitt+Sohn, Grupo Preceram, Ecociaf, Reynaers Aluminium, Saint-Gobain, Schneider Electric e Tecofix alinham nos patrocínios Platina. Na categoria Ouro incluem-se a A400, Avenue, Caixiave, CBRE|Neoturis, CIN, Consentino, EastBanc, Fassa Bortolo, Grupo SanJose, Mapei, Morais Leitão, PLMJ, Reify, RHC, Sanitana, Savills, Schluter Systems, Smeg, Uponor, Valchromat, Victoria Seguros, Viroc e Vogue.

Nos Patrocínios Institucionais alinham a ADENE, ALP, APEGAC, APEMIP, APPII, CPCI, IHRU, IMPIC, Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Engenheiros Técnicos e Ordem dos Arquitectos. Os Apoios Institucionais cabem à ACAI, AHP, APFIPP, CLUSTER HABITAT SUSTENTÁVEL, GECoRPA, Portugal Ventures, RICS, SIL, ULI Portugal e WIRE Portugal.

Mais informações podem ser encontradas na página oficial do evento, onde pode também ser feita a inscrição gratuita.