A rua Dr. Aires Gouveia Osório, no Porto, tem um novo projeto habitacional em desenvolvimento, resultado da reabilitação de um edifício histórico, o Ayres Gouvea, com 10 novos apartamentos (T0 a T2 Duplex). As obras estão em curso desde maio passado.
A Aspire, promotora, acredita que este projeto de reabilitação urbana “respeita e preserva a essência arquitetónica do Porto, elevando-a a um novo patamar de sofisticação e funcionalidade moderna. Este empreendimento distingue-se pela sua capacidade de homenagear o passado, mantendo os elementos fundamentais do edifício original, enquanto reinterpreta o conceito de habitação contemporânea com espaços exteriores exclusivos e acabamentos de luxo”. Em entrevista ao Público Imobiliário, recorda que “desde o primeiro momento, a abordagem deste projeto foi preservar e valorizar os traços mais marcantes do edifício, garantindo que a sua identidade se mantinha intacta”. Os elementos arquitetónicos principais que definem este projeto incluem a fachada revestida a azulejos amarelos, típica da arquitetura tradicional do Porto, que foi restaurada; uma escadaria de madeira, elemento central do edifício, integralmente preservada, e ainda a claraboia original. À estrutura existente do edifício, foram adicionados dois novos pisos que permitiram a construção de apartamentos duplex.
Com licença de alojamento local, o Ayres Gouvea tem ainda um espaço exterior pensado para o descanso e bem-estar. No exterior do edifício, foi criada uma pérgula totalmente envidraçada e panorâmica, que acolhe uma “estufa” de fitness, e ainda uma pequena piscina para moradores e visitantes.
“Tal como em todos os nossos projetos, a qualidade dos acabamentos e a integração com a natureza são fundamentais no Aires Gouveia. O edifício conta com materiais nobres, como mármore; soluções de design que trazem o exterior para dentro, criando uma simbiose entre o clássico e o moderno; ambientes que conjugam charme histórico e inovação, garantindo uma experiência única de habitação”, completa a empresa. “O Ayres Gouvea não é apenas um projeto de reabilitação, é uma homenagem ao Porto, à sua arquitetura e ao seu modo de viver, onde o passado e o presente se encontram para criar um futuro sofisticado e exclusivo”.


Riccardo Cannatá assina o projeto. Sustentabilidade foi pensada desde o início
Tal como todos os projetos da Aspire, o Ayres Gouvea é assinado pelo arquiteto de renome Riccardo Cannatá, do atelier Cannatá & Fernandes, que se tem destacado pelo desenvolvimento de obras qualificadas, combinando design minimalista, equilíbrio entre tradição e contemporaneidade e forte ligação entre arquitetura e natureza.
A Aspire conta que “a sustentabilidade no Aires Gouveia foi uma prioridade desde o início, garantindo a preservação do património arquitetónico e a integração de soluções modernas e eficientes. Sendo um projeto de pura reabilitação, houve um cuidado especial na recuperação dos elementos originais do edifício, minimizando o desperdício e reduzindo o impacto ambiental”. Com a adição de dois pisos extra, “foi essencial garantir conforto térmico e eficiência energética, otimizando a entrada de luz natural e instalando caixilharia dupla com perfis térmicos, garantindo isolamento e eficiência energética. Além disso, foram implementadas bombas de calor e painéis solares entre outros elementos reforçando o compromisso com um consumo energético reduzido e sustentável”.
