A Semana da Reabilitação Urbana do Porto regressa já na próxima semana, de 5 a 7 de novembro. Os novos projetos estruturantes do Grande Porto e os novos territórios de oportunidade vão estar em destaque nestes três dias de conferência.
Logo no dia 5 de novembro, a sessão de abertura da Semana da Reabilitação Urbana do Porto vai procurar perceber como é que as autarquias da área metropolitana avaliam o anunciado plano do Governo “Construir Portugal”, e qual a sua visão sobre os atuais desafios da habitação e investimentos associados na reta final de mandato autárquico. Esta sessão contará com a presença de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia; Manuel Reis Campos, presidente da AICCOPN; Patrícia Gonçalves Costa, secretária de Estado da Habitação (presença sujeita a confirmação); Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos; António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, e Ricardo Valente, vereador da Economia e Empreendedorismo da Câmara Municipal do Porto.
De seguida, a sessão “Balanço da nova promoção de habitação pública” vai discutir as oportunidades e desafios dos anúncios recentes de reforço de oferta para a fileira da construção e do imobiliário. Participam representantes do IHRU, das Câmaras Municipais de Santa Maria da Feira e São João da Madeira, da Agenda Urbana, da MOME, Grupo Preceram e Sanjose Constructora.
Já no dia 6, decorre a conferência “A requalificação do espaço público e o valor imobiliário – Quais os novos territórios de oportunidade”. A sessão parte do pressuposto de que o valor imobiliário do território está aliado à sua qualificação, por isso serão discutidas quais as novas áreas de oportunidade das cidades do Grande Porto. Que zonas precisam de requalificação e representam maior potencial de valorização? Este debate vai reunir a mediação imobiliária e as cidades num debate que deve contribuir para o desenvolvimento harmonioso dos territórios, e que contará com representantes da APEMIP, da Confidencial Imobiliário, da Câmara Municipal do Porto, da Câmara Municipal de Matosinhos e das empresas GFH, Civilria ou PLMJ.
Para cumprir os planos traçados, dinamizar a cidade e responder à crise da habitação, é necessário continuar a atrair investimento para o Grande Porto (e para o país), e será esse o tema em destaque na conferência de dia 7 de novembro, “Atrair investimento ao território – o papel do Estado, das autarquias e dos stakeholders”. Importa perceber qual o papel dos atores públicos na atração de capita que impulsiona o desenvolvimento das cidades, e perceber como é que os investidores encaram a ação pública de promoção do território. Participam neste debate representantes da Câmara Municipal do Porto, da Câmara Municipal de Matosinhos, da Gaiurb, da Square AM, da Avenue, da Sonae Sierra e da Savills.
Outros temas terão particular destaque na Semana da Reabilitação Urbana do Porto, como a sustentabilidade e a inovação na construção, a tecnologia, o turismo e o alojamento local ou o Simplex do licenciamento urbanístico.