A Avenida de Fernão de Magalhães, no Porto, tem um novo projeto habitacional e comercial em curso, o Oporto Luxury Residences, do Grupo Arliz, que resulta de um investimento global de 21,5 milhões de euros.
Com 8 pisos, o empreendimento terá 81 apartamentos com tipologias T1, T2 e T3, com o rés-do-chão dedicado a espaços comerciais, além de dois pisos subterrâneos para estacionamento. A área total supera os 15.000 metros quadrados.
Todos os apartamentos foram projetados com assoalhadas e varandas amplas e cozinhas open space totalmente equipadas. Entre as principais comodidades do Oporto Luxury Residences estão uma piscina exterior comum, sala de condomínio e sala multiusos, que poderá receber reuniões e eventos. O projeto de arquitetura é assinado pelo gabinete JFA, estando a edificação a cargo da Arlo, S.A..
Em entrevista ao Público Imobiliário, Teresa Pereira, diretora do departamento Imobiliário do Grupo Arliz, afirma que o Oporto Luxury Residences “destaca-se pela excelência na construção”. A responsável argumenta que o empreendimento inclui uma estrutura antissísmica em betão armado e garante um elevado conforto térmico e acústico, reforçado pela aplicação de betão celular nas redes de pavimento, pelo isolamento nas fachadas, paredes, cobertura e áreas comuns, e ainda pela caixilharia com vidros duplos. “Além da robustez, resistência e segurança, esta qualidade construtiva contribui para a melhoria do isolamento e, consequentemente, da eficiência energética do edifício”, explica.
Questionada sobre a existência de soluções de eficiência energética no empreendimento, Teresa Pereira responde afirmativamente, adiantando que, na construção, “estão a ser utilizados materiais e técnicas que propiciam um excelente isolamento térmico e acústico, reduzindo a necessidade de aparelhos complementares e o uso de combustíveis fósseis. São exemplos a instalação de bombas de calor para aquecimento de águas, sistemas de energia renovável, nomeadamente painéis fotovoltaicos, a integração de sistemas para reciclagem de resíduos domésticos e a preparação da infraestrutura para carregadores de automóveis elétricos”. A responsável destaca, ainda, que “a disposição do empreendimento foi pensada de forma a aproveitar ao máximo a exposição solar, minimizando a pegada ambiental dos futuros moradores”.
O Oporto Luxury Residences foi projetado “para todos aqueles que residem nos arredores da Invicta e pretendem instalar-se no coração da cidade, e para os locais que anseiam mudar-se para um empreendimento mais moderno, cuja panóplia de tipologias disponíveis lhes permite encontrar uma casa à medida das suas necessidades”. Mas, também, “para o público internacional, que ambiciona fazer do Porto a sua nova morada, e para investidores do mercado de arrendamento, face à localização apetecível”, acrescenta Teresa Pereira, que não hesita em salientar que o projeto “está estrategicamente inserido junto às principais vias de acesso da cidade, bem como a supermercados e outras superfícies comerciais, escolas e faculdades da Universidade do Porto, hospitais – Hospital Central Universitário -, centros culturais, zonas verdes e complexos desportivos”.
Mais de 45% dos apartamentos já foram vendidos
Os trabalhos de edificação do Oporto Luxury Residences estão executados a 40%, alcançando, previsivelmente, a sua conclusão no primeiro trimestre de 2026.
Tendo em conta a fase da construção, Teresa Pereira considera que “o empreendimento está a ter uma boa aceitação por parte do mercado. Mais de 45% das frações estão vendidas (80% a estrangeiros) e prevemos que, atendendo à sua localização e tipologia de empreendimento, à medida que a obra se aproxima do seu término, o ritmo de vendas seja mais acelerado”.
Os preços de venda dos apartamentos variam entre os 285.000 e os 625.000 euros.
Projeto contou com os recursos e aconselhamento do Millennium bcp
Para Teresa Pereira, um dos principais desafios no desenvolvimento deste projeto foi “a necessidade de equilibrar qualidade e funcionalidade num espaço urbano limitado”. A responsável recorda que “a localização central exigiu soluções arquitetónicas criativas para maximizar o aproveitamento do terreno sem comprometer a qualidade e a privacidade dos futuros moradores. Além disso, a implementação de tecnologias de ponta foi um desafio que requereu uma colaboração estreita entre as equipas de engenharia e construção. Não obstante, todos estes pontos estão a ser tranquilamente superados, através de um planeamento meticuloso, do uso de materiais de alta qualidade e de uma abordagem interdisciplinar, garantindo um produto final que reflete o nosso compromisso com a excelência”.
O Millennium bcp acompanhou todo este processo: “com uma linha estratégica e condições ajustadas à complexidade do Oporto Luxury Residences, o Millennium bcp não só assegurou recursos em tempo útil, como também ofereceu aconselhamento especializado para mitigar riscos financeiros e otimizar o fluxo do projeto. Este apoio foi essencial para a realização dos objetivos ambiciosos do Grupo Arliz, permitindo que o Oporto Luxury Residences se consolidasse como um empreendimento de referência no mercado imobiliário da Invicta”, recorda Teresa Pereira.