Ourém atrai forte procura por armazéns e ativos industriais

28/06/2023
Ourém atrai forte procura por armazéns e ativos industriais

A zona de Ourém tem registado um forte dinamismo económico, em grande parte dinamizado pelo turismo religioso, mas com uma forte componente industrial, que tem mantido a procura por espaços industriais e logísticos elevada.

Neste tecido empresarial, destacam-se os setores do turismo e alojamento (com grande importância de Fátima), mas também indústrias transformadoras, como a madeira e armazenagem, que são hoje predominantes na região, assim como várias outras indústrias tradicionais. Apesar do domínio do setor dos serviços (que incluem grande parte de comércio e hotelaria), a indústria e a construção são uma área muito representativa, que emprega quase 33% da população. E o número de empregadores aumentou 2,2% na última década, segundo os Censos de 2021. As empresas do concelho de Ourém exportam atualmente para 96 países diferentes, num valor total de 76.150 milhões de euros ao ano.

Estas indústrias têm impulsionado a maior procura por armazéns de boa dimensão, seja para a indústria das madeiras e derivados, seja para armazenagem e logística. Uma procura que, segundo os especialistas na região consultados pelo Público Imobiliário, tem sido consistentemente elevada. As empresas encontram em Ourém uma localização muito central, que permite estender a atividade a nível nacional, dotada de acessibilidades que beneficiam a região.

Em resultado desta dinâmica, a zona do país na qual Ourém se insere tem vindo a registar uma forte subida da ocupação e tomada de ativos industriais. De acordo com o Industrial Prime Index, gerido pela Confidencial Imobiliário, a Zona Centro (ainda que seja a mais abrangente do país) registou no ano passado uma ocupação de espaços industriais de 145.048 metros quadrados, com um primeiro trimestre de 2023 particularmente dinâmico, com 52.946 metros quadrados colocados. Este valor representa uma subida de quase 800% face ao primeiro trimestre do ano passado, e mais de um terço da ocupação registada em todo o ano passado.

A Câmara Municipal de Ourém destaca o município como “um território estratégico para o investimento, de alcance internacional, habituado a receber e dotado de boas infraestruturas que tornam Ourém uma excelente opção para sedear um investimento”. Com várias áreas dedicadas e preparadas para a instalação de atividades económicas e empresariais, o concelho quer continuar a assumir-se “como uma porta de entrada na Europa. Para isso assume como seu desígnio a melhoria constante das condições que possibilitem o desenvolvimento da atividade das empresas instaladas ou em vias de instalação no município”.