Pinhal Novo: procura por moradias supera oferta disponível

26/10/2022
Pinhal Novo: procura por moradias supera oferta disponível

Situado em plena área metropolitana de Lisboa, o concelho de Palmela está integrado na Região de Turismo de Setúbal – Costa Azul, ficando uma parte do território concelhio inserido na Reserva Natural do Estuário do Sado e, uma outra, no Parque Natural da Arrábida.

Localizado aproximadamente a 40 km de Lisboa, este concelho é um dos 18 municípios da AML e como o maior da Península de Setúbal, com aproximadamente 462Km2. Apesar da sua proximidade com a capital, e do crescimento industrial da Península de Setúbal, o concelho de Palmela tem conseguido conciliar o desenvolvimento industrial com a preservação de muitas das suas características rurais.

Administrativamente, está dividido em quatro freguesias: Palmela, sede de concelho e centro administrativo; Pinhal Novo, o polo urbano mais dinâmico; Quinta do Anjo, caracterizada pelo seu património natural que coexiste ao lado de uma forte componente industrial; e União das Freguesias de Marateca e Poceirão, predominantemente rurais.

O território concelhio é marcado por uma nítida assimetria entre as zonas Nascente e Poente, esta última limitada pelo eixo Palmela/Pinhal Novo e correspondendo em traços gerais às freguesias de Quinta do Anjo, Palmela e Pinhal Novo. É nesta zona que se tem observado maior dinamismo demográfico, urbano e económico, nomeadamente ao nível da fixação de empresas nas últimas décadas, tendência potenciada pela boa acessibilidade aos núcleos urbanos de Setúbal, Barreiro, Almada e Lisboa.

Esta tendência de crescimento demográfico e empregabilidade, sobretudo na já mencionada freguesia de Pinhal Novo, tem vindo a potenciar o mercado imobiliário local, nomeadamente no setor das moradias. No entanto, segundo os especialistas, a oferta não tem conseguido acompanhar as solicitações, com a procura a claramente superar a disponibilidade de casas no mercado.