Platinum Terrace Apartments: o novo projeto residencial do Grupo Arliz em Matosinhos

16/10/2024
Platinum Terrace Apartments: o novo projeto residencial do Grupo Arliz em Matosinhos

Leça do Balio, em Matosinhos, tem um novo projeto de habitação, desenvolvido pelo Grupo Arliz, o Platinum Terrace Apartments, fruto de um investimento de 13,6 milhões de euros.

O empreendimento, com assinatura do atelier Lousinha Arquitectos, é composto por 70 apartamentos, com tipologias T0, T2 e T3, distribuídos por 7 pisos, numa área total de construção de 10.255 metros quadrados. Todas as frações beneficiam de lugares de estacionamento, com pré-instalação de carregamento de veículos elétricos, e do acesso a uma sala comum com kitchenette e instalações sanitárias, que pode ser usada como espaço de reuniões ou zona de lazer.

Em entrevista ao Público Imobiliário, Teresa Pereira, diretora do departamento Imobiliário do Grupo Arliz, revela que “este empreendimento foi pensado para os Balienses que ambicionam mudar-se para um imóvel mais moderno, para aqueles que residem na Invicta e pretendem deslocar-se para os arredores, a fim de usufruírem de uma melhor qualidade de vida, e para todos os cidadãos que se pretendam deslocar de cidades vizinhas para mais perto do Porto, por um custo de vida inferior”. Além disso, dada a sua posição geográfica privilegiada, o projeto tem, também, como público-alvo, empresários e nómadas digitais, que têm a necessidade de viajar recorrentemente, e, ainda, potenciais investidores do mercado de arrendamento.

Para a responsável, a localização é, realmente, um dos grandes atrativos do empreendimento. O Platinum Terrace Apartments encontra-se “próximo das principais vias de acesso ao coração da cidade do Porto - e a apenas 10 minutos do Aeroporto Francisco Sá Carneiro -, mas numa zona tranquila e com um custo de vida bastante inferior. Nas redondezas, além da conhecida Lionesa Business Hub, encontramos vários estabelecimentos de ensino, de cuidados de saúde e outros serviços essenciais, como farmácias e supermercados. Não muito longe, estão, também, as praias e variadíssimos percursos e parques, que incentivam a prática de exercício físico e atividades ao ar livre”.

Teresa Pereira realça as linhas modernas e sofisticadas das frações do edifício, bem como o seu caráter funcional: “todas as habitações foram projetadas com áreas amplas, varandas generosas e cozinhas open space totalmente equipadas”.

A responsabilidade ambiental, hoje no centro das preocupações do Grupo Arliz, esteve, também, patente ao longo de todo o processo construtivo, no qual o grupo empresarial procurou criar um empreendimento energeticamente eficiente: “foram instalados elementos que propiciam um excelente isolamento térmico e acústico, reduzindo a necessidade de aparelhos de refrigeração e o uso de combustíveis fósseis, e a disposição do empreendimento foi pensada de forma a aproveitar ao máximo a exposição solar, minimizando a pegada ambiental dos futuros moradores”, revela Teresa Pereira. Para evitar o desperdício de recursos, o empreendimento está, ainda, equipado com bombas de calor para aquecimento de águas e sistemas para reciclagem de resíduos domésticos.

Um projeto pronto a habitar, o Platinum Terrace Apartments está em fase avançada de vendas. Segundo Teresa Pereira, “a aceitação do mercado foi bastante positiva, havendo poucas frações disponíveis à data”. Os preços de venda dos apartamentos disponíveis (T2 e T3) variam entre os 271.000 e 369.000 euros.

Platinum Terrace Apartments_Grupo Arliz (1).jpg

Platinum Terrace Apartments_Grupo Arliz (1).png

Millennium bcp “teve um importante papel no desenvolvimento e avanço deste projeto” 

O Grupo Arliz recorda que o desenvolvimento do Platinum Terrace Apartments “enfrentou alguns desafios desde o início da sua construção até à comercialização das unidades, como de resto acontece em qualquer projeto deste tipo”. De acordo com Teresa Pereira, “um dos principais obstáculos foi a necessidade de equilibrar o design moderno e sofisticado com a viabilidade financeira do projeto, especialmente num mercado competitivo como o de Leça do Balio, em Matosinhos”. Como tal, revela ter sido necessário ajustar os custos de construção e garantir que os acabamentos de alta qualidade fossem mantidos, sem com isso comprometer o orçamento inicial e os preços de comercialização.

Para isso, a empresa contou com o apoio do Millennium bcp que, nas palavras de Teresa Pereira, “teve um importante papel no desenvolvimento e avanço deste projeto, contribuindo para o cumprimento de prazos e espetativas”. 

Platinum Terrace Apartments_Grupo Arliz (4).png