Porto, Maia, Matosinhos e Gaia reunidos na Semana da Reabilitação Urbana

02/11/2022
Porto, Maia, Matosinhos e Gaia reunidos na Semana da Reabilitação Urbana

A celebrar a sua 10.ª edição, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto regressa ao Palácio da Bolsa, de 22 a 24 de novembro, e com grandes novidades. Em 2022, a iniciativa conta com o superior apoio da Câmara Municipal do Porto, mas também, e pela primeira vez, com o apoio das Câmaras Municipais da Maia, de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia que se associam na qualidade de Municípios Parceiros.

Mantendo o seu caráter multidisciplinar, a Semana da Reabilitação Urbana apresenta uma ampla programação que integra conferências, workshops e seminários. São 12 sessões plenárias, a decorrer no Pátio da Nações, no Palácio da Bolsa, e a que acrescem três seminários jurídicos e outras sessões paralelas, envolvendo mais de 100 oradores ao longo de três dias.

Com o apoio das principais associações do setor da construção e do imobiliário, das Ordens Profissionais e da Academia, a Semana da Reabilitação Urbana apresenta um ciclo de conferências que promete mobilizar a cidade. Entre os temas centrais da edição deste ano da Semana da Reabilitação Urbana do Porto destacam-se o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o acesso à habitação, a habitação multifamiliar para arrendamento ou built to rent, mas também dinâmicas de mercado tão importantes para a cidade, e para o país, como são o turismo e o investimento imobiliário.

Sustentabilidade e energia

No palco da Semana da Reabilitação Urbana do Porto estará também de forma muito premente o tema da sustentabilidade e da energia com foco, nomeadamente, no impacto das novas formas de mobilidade, no desafio que representam os edifícios NZEB e no potencial do Pacto do Porto para o Clima. Incluem-se também vários temas da tecnologia, desde logo o potencial do BIM (Building Information Modeling), da construção modular e dos novos materiais.

Reforçando a importância da reabilitação urbana na valorização da cidade, a intervenção de reabilitação e modernização do Mercado do Bolhão ganha destaque na programação da 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto. E atentos ao futuro de toda uma região, apresenta-se e debate-se a Estratégia de Desenvolvimento Económico do Porto – Pulsar, reunindo Municípios, promotores, investidores num debate amplo e aberto à cidade.

A Semana da Reabilitação Urbana mantem a sua filosofia de acesso livre e gratuito, dirigindo-se a todos os stakeholders da cidade e da indústria do imobiliário, mas também à Academia e, sobretudo, a todos os que vivem ou trabalham no Grande Porto.

Habitação como tema central

A Semana da Reabilitação Urbana do Porto eleva uma vez mais o tema da habitação como um tema central, contribuindo para a discussão pública dos desafios no acesso à habitação, o papel do poder central e local e a importância do investimento público.

A conferência “Política de habitação – Uma visão metropolitana” decorre no próximo dia 22 de novembro, a partir das 15h00, no Palácio da Bolsa, logo após a sessão de abertura da 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto.

Para esta conferência estão convidados a secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves (presença confirmada); o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira; o presidente da Câmara Municipal da Maia, António da Silva Tiago; a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro; o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues; e o presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos.

Quais as respostas que os Municípios têm encontrado para os problemas no acesso à habitação? O PRR aloca à questão da habitação verba suficiente para resolver um problema que é grave? E o Orçamento do Estado para 2023… dá a atenção necessária aos apoios à habitação? Estas são algumas das questões que dão mote a esta conferência.

A verdade é que a obra pública de habitação tarda em chegar ao terreno e as dificuldades à sua concretização, especialmente, num cenário de falta de mão de obra, de subida generalizada dos preços, nomeadamente, dos custos de construção colocam entraves a uma oportunidade que é única e pode ser irrepetível.

Conferência “património e cidade moderna” marca arranque

O equilíbrio entre o património e as exigências de conforto e de modernidade tem exigido muito dos profissionais que se dedicam à atividade da reabilitação urbana. Diariamente debatem-se com o difícil equilíbrio entre fazer uma cidade moderna, mas sem a descaracterizar, sem alienar o património edificado.

Para debater este tema a Semana da Reabilitação Urbana do Porto apresenta no próximo dia 22 de novembro, a partir das 10h00, a conferência “Património e cidade moderna – Como compatibilizar”. Uma sessão para a qual estão convidados Inês Flores-Colen, Presidente do GECoRPA – Grémio do Património; João Carlos dos Santos, Diretor-Geral do Património Cultural; Lara Salgado, Diretora de Departamento da Direção Municipal do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto; Filipe Ferreira, Administrador da construtora AOF; e João Pedro Santos, Diretor, Conceptual Design & Architecture da Reify.

A 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto conta com o apoio de diversas entidades do setor privado. Schmitt+Sohn, Grupo Preceram e Reynaers alinham nos patrocínios Platina. Na categoria Ouro incluem-se a A400, Avenue, Caixiave, CBRE, CIN, Grupo San Jose, JLL, Mapei, Morais Leitão & Associados, Portgás, Predibisa, Reify, Smeg e Victoria Seguros.

Nos patrocínios institucionais alinham a ADENE, AICCOPN, APEMIP, APPII, GECoRPA, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Arquitectos-SRN, Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Ordem dos Engenheiros Técnicos, Ordem dos Economistas, GECoRPA, IHRU e IMPIC. Os apoios institucionais cabem à ACAI, APFIPP, CENTRO HABITAT, RICS, ULI, APEGAC, AHP e ANFAJE. Na comunicação com o público, o Portal oficial é o Idealista e jornal oficial o Público Imobiliário.