Portugal entre os melhores destinos de investimento no setor industrial e logístico

14/12/2022
Portugal entre os melhores destinos de investimento no setor industrial e logístico

Nos últimos meses, o setor logístico registou bons resultados, nomeadamente devido à reconfiguração das necessidades de armazenamento originadas pelo crescimento do e-commerce, que obrigou a uma redefinição das necessidades e capacidades de desse mesmo armazenamento.

Com a reconfiguração dos padrões de comportamento da logística, a Savills prevê o reshoring de algumas operações. 68% dos operadores vão adotar posturas mais cautelosas para evitar disrupções no transporte marítimo e o aumento dos preços dos combustíveis, uma abordagem que pode verificar-se também na reorientação das atenções de muitos investidores para mercados de capitais mais ‘core’, como França, Alemanha ou Reino Unido.

Por outro lado, os operadores vão procurar aumentar a sua capacidade de armazenagem para acomodar o crescimento da procura através de plataformas online. Mas a escassez de ativos é o maior obstáculo ao crescimento do setor logístico na Europa.

Assim, 95% dos operadores calculam que vão precisar de mais ou do mesmo espaço de armazenamento ao longo dos próximos 3 anos. 47% prevê expandir a sua capacidade de armazenamento, nomeadamente os operadores 3PL, os retalhistas e a manufatura. Segundo a Savills, 36% dos ocupantes vão expandir as suas instalações logísticas em mais de 40.000 metros quadrados, e 44% entre os 10.000 e os 40.000 metros quadrados. E Portugal está no topo das preferências para 24% dos operadores logísticos que tencionam aumentar a sua capacidade de armazenamento na Europa.

Investidores procuram localização,

sustentabilidade e estabilidade de contratos

Para 89% dos inquiridos pela Savills, a localização é o fator mais importante na hora de investir num ativo logístico, logo seguido pela segurança dos acordos de arrendamento (83%) e da futura obsolescência do edifício (75%).

Também a sustentabilidade está no topo das preocupações, apontada por 74% dos investidores. Quase todos já incorporam princípios ESG nos seus processos de investimento ou pretende fazê-lo nos próximos 3 anos.

66% dos promotores de ativos logísticos considera que a automatização dos armazéns terá um impacto positivo nas cadeias de fornecimento durante os próximos 12 meses, a par da robotização dos armazéns e da transição das frotas para o elétrico.

Santarém é das zonas mais requisitadas

Santarém é uma das geografias que tem vindo alvo do interesse dos investidores. Segundo o Pipeline Imobiliário, apurado pela Confidencial Imobiliário, não existem novos projetos de uso industrial submetidos a licenciamento em 2021 e 2022 (até setembro) no distrito, o torna ainda mais apetecíveis os imóveis já disponíveis nesta região.