Portugal entre os países europeus onde os preços das casas mais sobem

10/04/2024
Portugal entre os países europeus onde os preços das casas mais sobem
Pixabay

Portugal estar entre os países onde os preços das casas mais crescem na Europa, tendo registado uma subida homóloga de 7,8% no último trimestre do ano passado, mostra o Eurostat. 

No último trimestre do ano transato, os preços da habitação, medidos pelo Índice de Preços da Habitação, caíram -1,1% na zona euro e aumentaram 0,2% na União Europeia face a igual trimestre do ano anterior, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat. Em comparação com o terceiro trimestre de 2023, os preços da habitação caíram 0,7% na zona euro e 0,3% na UE no quarto trimestre de 2023.

Entre os 20 países que utilizam o euro, Portugal mantém-se no topo dos maiores aumentos de preços das casas. Portugal registou a quinta maior subida no 4º trimestre de 2023, com este crescimento de 7,8% face ao 4º trimestre de 2022. A Polónia (13%), Bulgária (10,1%) e Croácia (9,5%) registaram as maiores subidas dos preços das casas no conjunto europeu. 

Entre os Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis, oito registaram uma queda homóloga nos preços da habitação no trimestre em análise, mas dezoito registaram uma subida.

As descidas mais acentuadas ocorreram no Luxemburgo (-14,4%), Alemanha (-7,1%) e Finlândia (-4,4%). 

Por outro lado, em comparação com o trimestre anterior, os preços diminuíram em onze Estados-Membros, mantiveram-se estáveis em um (Itália) e aumentaram em catorze Estados-Membros.

As maiores quedas foram registadas em França (-2,7%), Letónia (-2,5%), assim como Dinamarca e Suécia (ambos -2,3%), enquanto os maiores aumentos foram registados na Polónia (+4,8%), Croácia (+3,4%) e Irlanda (+3,0%).