Portugal entre os países da UE onde a produção na construção mais subiu

29/03/2023
Portugal entre os países da UE onde a produção na construção mais subiu

Em janeiro, a produção na construção subiu 6,3% em Portugal, a terceira maior subida homóloga, face a janeiro de 2022, entre os Estados-membros.

Os números agora divulgados pelo Eurostat mostram que este índice registou uma subida homóloga de 0,9% na Zona Euro e de 1,4% na União Europeia.

Entre os países para os quais há dados disponíveis, as maiores subidas homólogas da produção na construção foram protagonizadas pela Eslovénia, com um aumento de 26,7%, pela Eslováquia, com 14,7%, e logo de seguida Portugal. Pelo contrário, as maiores descidas registaram-se na Bélgica, com -4,7%, na Hungria, com -3,6%, e na Finlândia, com -2,7%.

Na comparação mensal, a produção no setor da construção subiu 3,9% no conjunto da Zona Euro e 3,5% na União Europeia, depois de se ter verificado uma descida de -2,3% e -2% em dezembro na Zona Euro e na União Europeia. De salientar que a construção de edifícios subiu 4,2% na Zona Euro e a engenharia civil 3%, enquanto os mesmos indicadores subiram 3,6% e 2,3% na UE, respetivamente.

A performance de Portugal ficou novamente acima da média europeia na variação mensal, com uma subida de 5,8% em janeiro, face a dezembro. Foi o 14º país que mais cresceu, depois de sucessivas reduções deste indicador ao longo dos últimos 4 meses.

As maiores subidas mensais da produção na construção registaram-se na Alemanha, com 12,6%, Eslovénia, com 9,8% e na Polónia, com uma subida de 7%. Pelo contrário, as maiores descidas registaram-se na Hungria, com -5%, na Roménia, com -4,3%, e na Bélgica, com -1,5%.