Portugal tem a segunda maior subida da produção na construção na Europa

30/04/2024
Portugal tem a segunda maior subida da produção na construção na Europa
Pixabay

No mês de fevereiro, a produção na construção em Portugal registou uma subida de 4,4%, face a igual mês de 2023. De acordo com o Eurostat, esta é a segunda maior subida entre os Estados-membros para os quais há dados disponíveis, ultrapassada apelas pela subida de 8,3% de Espanha. 

Nesta comparação homóloga, a produção na construção diminuiu -0,4% na zona euro e -0,6% na União Europeia, face a igual mês de 2023, mostram os últimos números revelados pelo Eurostat. 

Entre os Estados-membros para os quais há dados disponíveis, as maiores quedas homólogas foram observadas nos Países Baixos (-12,9%), Finlândia (-6,9%) e Áustria (-5,9%), e os principais avanços em Espanha (8,3%), Portugal (4,4%) e Chéquia (3,7%).

No que diz respeito aos vários segmentos do setor na zona euro, a construção de edifícios registou uma descida de -2,5%, assim como as atividades de construção especializadas, que desceram 0,1%. A engenharia civil cresceu 4,9%. 

Na União Europeia, a construção de edifícios também desceu, -2,8%, assim como as atividades especializadas, -0,5%. Nota positiva para a engenharia civil, que subiu 4,2%. 

Por outro lado, e também de acordo com o gabinete de estatísticas europeu, na comparação mensal (face a janeiro), a produção na construção está a recuperar, aumentou 1,8% tanto na área do euro quanto no conjunto dos 27 Estados-membros. A Áustria, com 9,3%, a Alemanha, com 7,9% ou a Eslovénia, com 6,3%, registaram as maiores subidas do conjunto. As maiores quebras foram protagonizadas pela Hungria, com -8,5%, França, com -2,1% e Suécia, com -0,9%. 

Ainda na comparação com o mês de janeiro, o Eurostat dá conta de que, na zona euro, a produção na construção aumentou 3,5% na construção de edifícios, 4,1% na engenharia civil e 1,7% nas atividades de construção especializadas. Já na União Europeia, a produção na construção de edifícios subiu 3,4%, na engenharia civil 3,6% e nas atividades de construção especializadas 1,3%.