Preços da habitação descem 2,1%

27/10/2020
Preços da habitação descem 2,1%

De acordo com os números do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário, trata-se de uma performance que quebra a tendência de estabilização sentida desde o início da pandemia. É uma das descidas mensais mais acentuadas desde 2007, quando o SIR – Sistema de Informação Residencial começou a recolher estes dados, e foi apenas superada pela variação de -2,2% registada em maio de 2011.

Ricardo Guimarães, diretor da Ci, aponta que «esta redução repõe os preços no mesmo patamar de março de 2020, anulando o crescimento registado desde então». Considera que «a descida registada agora em setembro só terá um significado em função da evolução que se venha a observar nos próximos meses».

«E normal haver expectativas de descida nos preços, em face da crise económica e social em curso. Mas é igualmente admissível que, conforme sucedeu até agora, o mercado opte por resistir e aguardar por informação quanto à resolução da pandemia», destaca o responsável.

De notar também que, neste mês, na variação homóloga, os preços subiram 7,9% face a setembro de 2019, mas esta é, segundo a Ci, uma clara travagem face aos 11,7% registados em agosto. Desde início do ano que a valorização homóloga tem vindo a abrandar, sendo esse abrandamento especialmente sentido nos últimos meses. Assim, o ritmo de crescimento homólogo dos preços em setembro fica a menos de metade do início do ano, quando tal valorização atingia os 17,4%.