Preços da habitação em Portugal subiram 0,9%

28/02/2024
Preços da habitação em Portugal subiram 0,9%
Oleksandr P, Pexels

Em janeiro deste ano, os preços de venda das habitações em Portugal (Continental) registaram uma variação positiva de 0,9%, face a dezembro. De acordo com os mais recentes dados da Confidencial Imobiliário, esta performance confirma a continuidade do ciclo de subidas mensais mais suaves que predominou no segundo semestre de 2023.

Os números agora apurados, no âmbito do Índice de Preços Residenciais, mostram também que, em termos homólogos, os preços das casas verificaram um aumento de 12,1% em janeiro, mantendo os níveis de valorização neste horizonte temporal estáveis em torno dos 12,0%.

A Confidencial Imobiliário recorda que, em dezembro do ano passado, a taxa de variação homóloga deste índice foi de 11,8%, coroando assim um ano marcado pelo abrandamento no ritmo de subida dos preços da habitação. Em resultado desse arrefecimento, a valorização homóloga registada no último mês de 2023 ficou 6,9 pontos percentuais abaixo da observada no final de 2022 (18,7%).

Ainda, de acordo com os dados do SIR-Sistema de Informação Residencial, as casas foram transacionadas em Portugal Continental por um preço médio de 2.396 euros por metro quadrado em janeiro de 2024, considerando um período acumulado de três meses. As casas novas atingiram um valor médio de 3.656 euros por metro quadrado nas transações realizadas nesse período, enquanto nos fogos usados o valor foi de 2.243 euros por metro quadrado.