Preços da habitação sobem 0,6% arranque do ano

24/02/2023
Preços da habitação sobem 0,6% arranque do ano

No mês de janeiro, os preços das casas em Portugal (Continental) subiram 0,6%, valor que confirma a tendência de abrandamento das subidas em cadeia que se verificam desde o segundo semestre do ano passado.

É o que mostram os números do Índice de Preços Residenciais, apurado pela Confidencial Imobiliário. Desde julho de 2022 que as subidas dos preços têm vindo a abrandar, ficando as variações mensais quase sempre abaixo de 1%, depois de um primeiro semestre de fortes valorizações mensais, em torno dos 2%.

Consequentemente, desacelera também a subida homóloga dos preços há cinco meses consecutivos, fixando-se nos 17,1% em janeiro, uma subida significativa mas ainda assim abaixo do pico de 21,1% registado em agosto passado, e em linha com os níveis de valorização que se registavam no primeiro trimestre de 2022.

Em janeiro, o preço médio de venda das casas em Portugal fixou-se nos 2.088 euros/m² (considerando um período acumulado de 3 meses). O valor médio por imóvel vendido rondava os 218.750 euros, de acordo com o SIR – Sistema de Informação Residencial.