Preços da habitação subiram mais de 10% até setembro

17/10/2023
Preços da habitação subiram mais de 10% até setembro
Photo by Jon'Nathon Stebbe on Unsplash

Os preços de venda das casas em Portugal subiram 3,7% no terceiro trimestre deste ano, face ao trimestre anterior. Regista-se, assim, no acumulado do ano, um aumento de 10,1%. 

De acordo com os dados do Índice de Preços Residenciais, agora divulgados pela Confidencial Imobiliário, a variação trimestral dos preços no terceiro trimestre intensificou-se face à taxa registada no trimestre anterior (1,8%), embora tal resulte, sobretudo, do efeito do comportamento de julho. Nesse mês, os preços subiram 2,1% em termos mensais, uma variação atípica no contexto de estabilização que predomina desde abril. Segundo a Confidencial Imobiliário, essa foi uma exceção isolada no ciclo de variações mensais residuais que se registam nos últimos meses, o qual foi retomado em agosto e setembro, meses em que os preços aumentaram apenas 0,8%.

A tendência de arrefecimento sentida este ano é bastante evidente no comportamento de longo prazo dos preços. Em setembro, a taxa de valorização homóloga atingiu 13,6%, comprimindo 5,8 pontos percentuais face ao registo deste indicador em setembro do ano passado. Nesse mês, há um ano, os preços subiam 19,4% em termos homólogos.

Os dados do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário indicam ainda que, no terceiro trimestre do ano, as casas foram vendidas por um preço médio de 2.239 euros/m², o que traduz um valor médio por fogo vendido de 232.395 euros (dados do SIR-Sistema de Informação Residencial).