Prémio Nacional de Reabilitação Urbana distingue projetos no Porto, Lisboa, Faro, Funchal e Ponta Delgada

22/05/2024
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana distingue projetos no Porto, Lisboa, Faro, Funchal e Ponta Delgada

Já são conhecidos os grandes vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024 (PNRU), que reconheceu os melhores projetos de reabilitação e requalificação urbana do país em dez categorias. No total, foram premiadas nove intervenções localizadas no Porto, em Lisboa, em Faro, no Funchal e em Ponta Delgada, numa cerimónia que decorreu a 15 de maio, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos.

Em 2024, o Porto acolhe os melhores projetos nas categorias “Impacto Social”, “Estrutural e Restauro”. Lisboa arrecadou os prémios para as áreas de “Residencial” e “Sustentabilidade”. Já Faro recebeu o galardão de “Melhor Intervenção com Área Inferior a 1000m2”.

Para as ilhas, foram os prémios de “Melhor Intervenção de Uso Turístico” (Ponta Delgada) e “Comercial & Serviços” (Funchal). Acrescem a estas categorias as distinções para melhor projeto no contexto da cidade do Porto e melhor projeto da cidade de Lisboa.

No ano em que celebra a sua 12ª edição, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana recebeu cerca de 80 projetos de reabilitação urbana candidatos, distribuídos de norte a sul do país, num total de 23 concelhos, incluindo ilhas. 

Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, cidade anfitriã da cerimónia de entrega do PNRU este ano
Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, cidade anfitriã da cerimónia de entrega do PNRU este ano

Mestres da Construção: Nova categoria distingue quem se destaca na sua arte e ofício

Este ano, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana incluiu também a nova categoria Mestres da Construção, contando com o apoio e curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura, que premeia profissionais que se destacam na execução da sua arte e ofício.

A distinção Mestres da Construção foi entregue aos mestres estucadores, pai e filho, Nestor&Nestor.

Júri independente foi encarregue de escolher os melhores projetos 

Os vencedores foram eleitos por um painel de jurados composto pelo engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente AICCOPN e da CPCI); o arquiteto José Manuel Pedreirinho (antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos - triénio 2017-2019); a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro. O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade". Ainda, com o apoio e curadoria de Eduardo Souto de Moura na nova categoria “Mestres da Construção”.

Organizado pela Vida Imobiliária, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Destacar o patrocínio Platina, a esta iniciativa, da Schmitt + Sohn Elevadores, da Savills, da Saint-Gobain e da Victoria Seguros, bem como o patrocínio Ouro da Revigrés, Sanitana e BOSCH. Empresas que reconhecem na reabilitação urbana uma oportunidade de crescimento, tornando-se empresas de referência neste segmento.

53726723540_d731b7e52d_c.jpg