Já são conhecidos os grandes vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024 (PNRU), que reconheceu os melhores projetos de reabilitação e requalificação urbana do país em dez categorias. No total, foram premiadas nove intervenções localizadas no Porto, em Lisboa, em Faro, no Funchal e em Ponta Delgada, numa cerimónia que decorreu a 15 de maio, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos.
Em 2024, o Porto acolhe os melhores projetos nas categorias “Impacto Social”, “Estrutural e Restauro”. Lisboa arrecadou os prémios para as áreas de “Residencial” e “Sustentabilidade”. Já Faro recebeu o galardão de “Melhor Intervenção com Área Inferior a 1000m2”.
Para as ilhas, foram os prémios de “Melhor Intervenção de Uso Turístico” (Ponta Delgada) e “Comercial & Serviços” (Funchal). Acrescem a estas categorias as distinções para melhor projeto no contexto da cidade do Porto e melhor projeto da cidade de Lisboa.
No ano em que celebra a sua 12ª edição, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana recebeu cerca de 80 projetos de reabilitação urbana candidatos, distribuídos de norte a sul do país, num total de 23 concelhos, incluindo ilhas.
Mestres da Construção: Nova categoria distingue quem se destaca na sua arte e ofício
Este ano, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana incluiu também a nova categoria Mestres da Construção, contando com o apoio e curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura, que premeia profissionais que se destacam na execução da sua arte e ofício.
A distinção Mestres da Construção foi entregue aos mestres estucadores, pai e filho, Nestor&Nestor.
Júri independente foi encarregue de escolher os melhores projetos
Os vencedores foram eleitos por um painel de jurados composto pelo engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente AICCOPN e da CPCI); o arquiteto José Manuel Pedreirinho (antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos - triénio 2017-2019); a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro. O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade". Ainda, com o apoio e curadoria de Eduardo Souto de Moura na nova categoria “Mestres da Construção”.
Organizado pela Vida Imobiliária, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Destacar o patrocínio Platina, a esta iniciativa, da Schmitt + Sohn Elevadores, da Savills, da Saint-Gobain e da Victoria Seguros, bem como o patrocínio Ouro da Revigrés, Sanitana e BOSCH. Empresas que reconhecem na reabilitação urbana uma oportunidade de crescimento, tornando-se empresas de referência neste segmento.