Prémio Nacional de Reabilitação Urbana: Inscrições prolongadas até 16 de fevereiro

09/02/2022
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana: Inscrições prolongadas até 16 de fevereiro

O período de candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana foi prolongado até ao próximo dia 16 de fevereiro.

Estão já contabilizadas as primeiras dezenas de candidatos, intervenções de reabilitação urbana concluídas entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021. Face ao fluxo de candidaturas submetidas nos últimos dias e na expetativa de dar a oportunidade a todos de participar neste galardão, a organização do Prémio decidiu estender o período inscrição até à data extraordinária de 16 de fevereiro.

Seguindo o calendário inicialmente previsto, os candidatos inscritos dentro do prazo normal (dia 7 de fevereiro) avançam já nos próximos dias para a fase de formalização de candidatura. A organização entrará em contacto com cada um dando instruções para a formalização das candidaturas e entrega dos dossiers.

Não perca a oportunidade de apresentar o seu trabalho e aproveite a fase extraordinária, até dia 16 de fevereiro, para inscrever o seu projeto. Basta aceder AQUI e preencher a ficha de pré-inscrição.

Neste momento estão já inscritas intervenções de reabilitação urbana de vários pontos do país, nomeadamente, Porto, Cascais, Odivelas, Lisboa, Amarante, Olhão, Viseu, Oeiras, Ponta Delgada, Ourém, Vila Nova de Famalicão, Viana do Castelo, Guimarães, Figueira da Foz e Vila Nova de Gaia.

Na edição de 2022 serão distinguidas as melhores intervenções de reabilitação urbana em 10 categorias, designadamente: Cidade de Lisboa; Cidade do Porto; Impacto Social; Residencial; Turismo; Comércio & Serviços; Sustentabilidade; Reabilitação Estrutural; Restauro; e Melhor intervenção inferior a 1.000 m².

Os vencedores serão eleitos por um júri composto por cinco personalidades de reconhecido mérito académico e profissional, designadamente: o professor Raimundo Mendes da Silva, doutorado em engenharia civil e coordenador da equipa do projeto de investigação aplicada «Reabilitar como Regra» (RcR); o economista e professor, João Duque; o arquiteto e antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos (triénio 2017-2019), José Manuel Pedreirinho; o arquiteto e Diretor-Geral da DGPC, João Carlos Santos; e o engenheiro e Presidente da AICCOPN e CPCI, Manuel Reis Campos.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana tem o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil.

Destacar a colaboração da Adene – Agência para a Energia responsável pela avaliação e pré-seleção dos candidatos elegíveis na categoria de Sustentabilidade.

Para fazer a inscrição do seu projeto basta aceder a premio.vidaimobiliaria.com/inscricao e preencher o formulário disponível online. Conheça o regulamento, o júri e todos os prazos em premio.vidaimobiliaria.com