Prémio Nacional de Reabilitação Urbana recebe candidaturas até ao final da semana

03/03/2025
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana recebe candidaturas até ao final da semana

Ainda estão abertas, até ao final da semana, as inscrições na edição de 2025 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, que podem ser feitas online em premio.vidaimobiliaria.com.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é, anualmente, atribuído em 10 categorias: Melhor intervenção com Impacto Social; Melhor intervenção de Uso Turístico; Melhor intervenção de Uso Comercial & Serviços; Melhor intervenção de Uso Residencial; Melhor intervenção na Cidade do Porto; Melhor intervenção na Cidade de Lisboa; Melhor intervenção com área inferior a 1000 m2; Melhor intervenção de Restauro; Melhor Solução de Sustentabilidade; e Melhor Reabilitação Estrutural.

Até 7 de março, podem concorrer ao Prémio Nacional de reabilitação Urbana 2025 todas as intervenções de reabilitação urbana concluídas entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024, desde que não tinham sido candidatas em edições anteriores deste prémio. 

São convidados a participar municípios, promotores imobiliários, arquitetos, engenheiros, proprietários do imóvel ou quaisquer profissionais que tenham sido parte ativa no desenvolvimento de um projeto de reabilitação urbana. A única condição é que a participação seja feita autorização do promotor/dono de obra.

As inscrições devem ser feitas em premio.vidaimobiliaria.com, onde pode ser preenchido o formulário de inscrição para o efeito. Serão solicitados alguns elementos descritivos e visuais (imagens da intervenção de reabilitação urbana antes e após a obra) da intervenção candidata.

Em 2025 integram o júri do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana o presidente da AICCOPN e da CPCI, Manuel Reis Campos; o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; a arquiteta e coordenadora do programa de mestrado e investigadora no departamento de arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa, Inês Lobo; a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro. Serão estas cinco personalidades que terão a responsabilidade de eleger os melhores projetos nas várias categorias a concurso.

Criado em 2013 pela Vida Imobiliária, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana tem distinguido anualmente as obras de reabilitação que se distinguem pelo seu impacto social, pela qualidade do projeto, da construção, da engenharia e da sustentabilidade. Hoje, é uma marca de referência não só para os profissionais do setor, mas também para a sociedade civil.