Ainda estão abertas, até ao final da semana, as inscrições na edição de 2025 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, que podem ser feitas online em premio.vidaimobiliaria.com.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é, anualmente, atribuído em 10 categorias: Melhor intervenção com Impacto Social; Melhor intervenção de Uso Turístico; Melhor intervenção de Uso Comercial & Serviços; Melhor intervenção de Uso Residencial; Melhor intervenção na Cidade do Porto; Melhor intervenção na Cidade de Lisboa; Melhor intervenção com área inferior a 1000 m2; Melhor intervenção de Restauro; Melhor Solução de Sustentabilidade; e Melhor Reabilitação Estrutural.
Até 7 de março, podem concorrer ao Prémio Nacional de reabilitação Urbana 2025 todas as intervenções de reabilitação urbana concluídas entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024, desde que não tinham sido candidatas em edições anteriores deste prémio.
São convidados a participar municípios, promotores imobiliários, arquitetos, engenheiros, proprietários do imóvel ou quaisquer profissionais que tenham sido parte ativa no desenvolvimento de um projeto de reabilitação urbana. A única condição é que a participação seja feita autorização do promotor/dono de obra.
As inscrições devem ser feitas em premio.vidaimobiliaria.com, onde pode ser preenchido o formulário de inscrição para o efeito. Serão solicitados alguns elementos descritivos e visuais (imagens da intervenção de reabilitação urbana antes e após a obra) da intervenção candidata.
Em 2025 integram o júri do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana o presidente da AICCOPN e da CPCI, Manuel Reis Campos; o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; a arquiteta e coordenadora do programa de mestrado e investigadora no departamento de arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa, Inês Lobo; a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro. Serão estas cinco personalidades que terão a responsabilidade de eleger os melhores projetos nas várias categorias a concurso.
Criado em 2013 pela Vida Imobiliária, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana tem distinguido anualmente as obras de reabilitação que se distinguem pelo seu impacto social, pela qualidade do projeto, da construção, da engenharia e da sustentabilidade. Hoje, é uma marca de referência não só para os profissionais do setor, mas também para a sociedade civil.