Procura por herdades para projetos familiares aumentam em período pós confinamento

02/06/2021
Procura por herdades para projetos familiares aumentam em período pós confinamento

É um mercado de nicho, mas que tem vindo a despertar particular interesse de investimento por parte não só de clientes nacionais como igualmente de estrangeiros. As herdades são agora vistas como a solução perfeita para os projetos familiares que pretendem, fruto de todo o contexto de pandemia, apostar em espaços amplos, que contemplem múltiplas valências, almejando à criação de pequenos paraísos.

A oferta não é muita, o que torna os ativos existentes em pequenas relíquias, facilmente absorvidas pelo mercado.

A região de Elvas, no distrito de Portalegre, é uma das zonas identificadas com potencial de investimento, até pela sua proximidade à albufeira do Caia, um local paradisíaco com excelentes condições para a prática das mais variadas atividades de desporto e lazer. Isto para não falar na gastronomia, cultura e diversidade geográfica da região que fica a pouco mais de duas horas da capital portuguesa.

Herdade da Almeida Velha

A Herdade da Almeida Velha é, neste contexto, uma excelente oportunidade de investimento. Trata-se de uma propriedade com 70 hectares, localizada na região de Elvas, no distrito de Portalegre, junto à Albufeira da Barragem do Caia, uma área de proteção natural.

Segundo o Millennium bcp, este é um espaço com vocação focada fundamentalmente no lazer e com potencial para atividades ligadas à criação de gado (bovino, caprino, ovino ou equino), beneficiando de uma estrutura morfológica plana e ondulada, em termos de relevo, de uma privacidade quase total e tranquila, com vistas fabulosas para a albufeira e campo, a uma distância apenas de 15 minutos da A6 e a pouco mais de duas horas de Lisboa.

Para além da envolvente natural e única, esta propriedade possui uma arquitetura centenária e tradicional. É composta, em termos gerais, por uma casa principal (solar do século XVI), outra designada por casa marroquina, duas casas de caseiros, casa da piscina, lavandaria e armazém ou casão para guardar máquinas e utensílios agrícolas. O solar encontra-se em excelente estado de conservação e com condições de habitabilidade, e é constituído por dois andares e uma casa anexa de um piso. A envolvente à casa principal é construída em calçada de pedra à antiga portuguesa e por muros de pedra também.

A área da piscina é sustentada por um telheiro rústico, por um pequeno espaço ajardinado e arborizado que inclui cozinha, churrasqueira e balneário de apoio. A partir desta área, detém-se uma vista fabulosa sobre a barragem, incluindo um mirante e um pequeno lago rodeado por rochas de granito e azinheiras típicas do Alentejo. Integra também três boxes para cavalos com telheiro.

Numa extensão à área da piscina, existe uma plataforma de terreno com 1.000 m2, sustentada por muros de granito, excelente para festas de família, com uma vista excecional para a barragem vizinha.

Podemos ainda encontrar uma cozinha com forno, casa de arreios e arrumos, oficina, canil e galinheiros, um depósito de água com capacidade para 45 mil litros, abastecido por um furo com bomba de 85 metros de profundidade.

Existe uma torre de menagem em pedra, com ameias e composta por duas divisões, um telheiro para estacionamento de oito viaturas e mais um espaço amplo para seis, tentadeiro do século XVIII em pedra com três currais, um telheiro para éguas e curral para ovelhas.

Diversidade de potenciais investidores

Ramiro Gomes, do Millennium bcp, explicou que o Banco conta tanto com o interesse de investidores estrangeiros, que apreciam as particularidades culturais e paisagísticas do Alentejo, destacando-se tanto a componente gastronómica, como a proximidade da barragem do Caia e da fronteira com Espanha, assim como do interesse de investidores nacionais, de qualquer uma das suas geografias. “As particularidades do ativo, permitem um vasto leque de interesses, quer particulares, quer empresariais”.

Uma herdade como a que o Millennium bcp está agora a promover, insere-se numa categoria de ativos que não tem abundado na carteira da instituição, existindo apenas de forma esporádica. “E esta propriedade, dadas as suas caraterísticas, posicionamento paisagístico e valências diversas, é realmente um ativo bastante apelativo no atual portefólio”.

O Banco irá analisar propostas de compra para este imóvel, recebidas até às 17h do dia 23 de junho de 2021.

Visitas dia 9 de junho de 2021 com pré-agendamento para o e-mail: carlosbarria.carapinha@millenniumbcp.pt ou telemóvel 915164239.