Procura por mais espaço é tendência no mercado residencial

11/11/2020
Procura por mais espaço é tendência no mercado residencial

No entanto, a agência de notação financeira antecipa novas subidas para 2021 e anos seguintes. Esta descida reduzida do preço das casas, bem como a previsão de subida, deve-se fundamentalmente ao tipo de crise que estamos a enfrentar e ao decorrente apoio que foi implementado para preservar o emprego e as empresas, mas também ao custo do financiamento que se tem mantido baixo. Aliás, este último, tem demonstrado ser particularmente importante para manter os preços do mercado residencial sem grandes variações.

Por ser uma crise sanitária, e evidentemente diferente da crise financeira anterior, as famílias procuram agora novas soluções de habitação. Aquelas que já tinham interesse em mudar e fazer um upgrade, encontram agora mais razões para o fazerem. O terem de passar mais tempo em casa, assim como a dinamização do teletrabalho, fizeram com que se reavaliasse a necessidade de espaço. Uma casa de campo é agora ainda mais atraente, uma casa de praia também.

No entanto, continua a ser equacionada a proximidade às empresas, assim como a proximidade aos serviços e comércio e ainda às escolas, fatores que condicionam muito as escolhas, pois uma habitação não deixa de ser uma decisão de investimento a longo prazo.

Para ajudar os clientes nestas escolhas, o Millennium bcp está a comunicar algumas opções de moradias que, pelas suas caraterísticas e localização, são excelentes oportunidades para dar vida a uma vontade de mudança. São espaços habitacionais que preenchem requisitos não só para primeira habitação, como para segunda habitação, situadas em distritos como Braga, Aveiro, Santarém, Faro, Coimbra e Funchal.

Para Carlos Nunes, responsável de Vendas Retalho da Direção de Crédito Especializado e Imobiliário do Millennium bcp, a procura de moradias no mercado a nível nacional sempre beneficiou de boa dinâmica do buy side. “Desde março constatámos um aumento substancial dessa procura uma vez que as famílias passaram a valorizar muito mais os espaços exteriores que, em condições normais os apartamentos não oferecem. Essa procura, poderíamos organizá-la em duas vertentes: a procura para habitação própria permanente e a procura para habitação secundária. Na primeira, naturalmente que os compradores dão preferência a localizações com maior proximidade aos grandes centros urbanos, com boas acessibilidades rodoviárias. Na segunda, os destinos mais procurados são o interior do país desde que se encontrem a não mais de 1h30 da zona de residência principal”.

Já para Nuno Marçal, responsável de Vendas Grandes Imóveis Norte, da mesma Direção, de facto tem existido procura para terrenos ou inacabados para moradias unifamiliares, por parte de promotores, atentos ao tipo de ativos que temos. “Estes promotores procuram localizações mais calmas, mas com acessos rápidos ao centro das cidades ou vilas, de modo a que os seus clientes possam usufruir de duas grandes vantagens: da calma da sua habitação e da possibilidade de, num curto espaço de tempo, terem ao seu dispor as ofertas disponíveis nos aglomerados habitacionais. Relativamente às moradias já construídas, a procura relaciona-se com a localização das mesmas, privilegiando a calma, estando dentro da cidade, da vila ou fora das mesmas, permitindo usufruir de uma melhor qualidade de vida”.

Moradia V4 em Fafe

Um dos ativos propostos pelo Millennium bcp é uma moradia em Fafe (Ref. 109851) em pedra, a um quilómetro da variante circular de Fafe. Com uma Área Bruta Privativa de 255 m2, tem o preço de 308.500 euros.

Situada na Rua Calvelinhos 43-B, é uma moradia unifamiliar composta por dois pisos, com boa qualidade de construção, localizada no limite urbano de Fafe, uma zona infraestruturada com comércio e serviços de proximidade. Está inserida num lote de terreno com 1.005m2. O rés do chão é constituído por cozinha mobilada e equipada com placa exaustor, wc, sala ampla com acesso a varanda, três suites com roupeiros embutidos e acesso ao jardim. A cave contempla um salão amplo, três escritórios dois deles com wc, um wc completo, casa das máquinas, garagem para quatro carros.

Moradia V6 em Benavente

Na freguesia de Santo Estevão, em Benavente, está no mercado uma moradia V6 (Ref. 99446) de dois pisos, com logradouro e piscina, inserida num condomínio fechado. Com morada na Herdade da Aroeira, em Vila Nova de Santo Estevão, tem o preço de 655 mil euros.

A moradia unifamiliar, implantada num lote de terreno com 2.103m2, é composta por dois pisos acima do solo. No logradouro, com 1.779 m2 existe uma piscina para disfrutar em momentos de lazer e de tranquilidade. A Herdade da Aroeira, onde esta moradia de insere, é um condomínio fechado, com portaria, campo de golfe e clubhouse.

A envolvente é caraterizada pela existência de moradias unifamiliares de 1 a 2 pisos acima do solo e terrenos amplos, sem construção, bem servida por acessos rodoviários.

A moradia encontra-se devoluta e em bom estado de conservação geral, e a estrear. Uma excelente oportunidade para mudar e desfrutar de uma habitação cómoda, com espaço e com tranquilidade.

Moradia V4 na Quinta da Balaia, Albufeira

Esta moradia, de tipologia V4 (Ref. 92026) é composta por 2 pisos acima do solo, está inserida num terreno com 650 m2 e tem um logradouro com 486 m2 vedado, ajardinado e com piscina. Tem dois alpendres, portadas exteriores em alumínio termo lacado, banheira de hidromassagem e cozinha equipada. O preço é de 505 mil euros.

O ativo localiza-se junto à cidade de Albufeira, tendo nas proximidades o acesso à EN125 e uma envolvente composta por moradias isoladas, em banda e edificações multifamiliares de baixo porte.

Segundo Ramiro Gomes, responsável de Vendas Grandes Imóveis Sul, a zona do Algarve continua com boa procura, assim como a grande Lisboa. No entanto, e cada vez mais, sentimos que a procura por este tipo de ativos também se acentua nas zonas suburbanas de primeira e segunda habitação.

“Para além de todos os ativos aqui em destaque pelo Millennium bcp, reforçamos ainda a atratividade da moradia que se encontra inserida na Urbanização Quinta do Vale, em Castro Marim, uma vasta zona verde com campo de golfe de 18 buracos da criação de Severiano Ballesteros e numa extensão de cerca de 75 hectares. Trata-se de uma zona bastante sossegada e com potencial de valorização, encontrando-se também a poucos quilómetros de Vila Real de Santo António, da linha de costa Algarvia, do aeroporto de Faro e da fronteira com Espanha, ligada por Autoestrada”.