Procura por moradias de grande dimensão aumenta

13/10/2021
Procura por moradias de grande dimensão aumenta

A procura de imóveis localizados fora dos grandes centros urbanos aumentou significativamente como resultado de um contexto de pandemia, no qual as famílias tiveram de se (re)organizar, com forte impacto no seu espaço habitacional. Hoje, com as casas a não serem “apenas” onde vivemos mas, muitas vezes, onde trabalhamos, estudamos e passamos cada vez mais tempo, veio espoletar a opção por comprar moradias em vez de apartamentos.

Segundo o Instituo Nacional de Estatística, citado em vários órgãos de comunicação, entre abril de 2020 e abril de 2021, as moradias representaram 37% do total de aquisições feitas em Portugal continental e ilhas. Ou seja, num total de 302.171 transações, sendo que 111.301 são relativas a moradias adquiridas com recurso a financiamento bancário. Significa isto que, quase quatro em cada 10 casas compradas na pandemia foram moradias.

Os apartamentos, apesar de continuarem a liderar o ranking de tipos de alojamentos comprados, vêm a representatividade no global das transações financiadas pela banca a diminuir, no caso para 63%.

Os números parecem ganhar particular força se tivermos em conta que este cenário não se verificava antes do aparecimento da pandemia, com as moradias a representarem cerca de um terço (33%) do total das aquisições.

Ainda segundo o INE, em maio, junho, julho, agosto e setembro de 2020, a percentagem de moradias adquiridas em função do total superou sempre os 37%, uma tendência que se repetiu já este ano, em março (37,1%) e abril (37%). Foi em junho do ano passado que houve mais pessoas a comprar moradias (38,1% do total de aquisições – 6.270 dos 16.456 imóveis transacionados.

Moradias de maior dimensão são tendência

Segundo Rui Felgueiras, do Millennium bcp, com o decorrer da pandemia, o maior tempo passado pelas famílias em casa trouxe um sentimento diferente e a evidência de uma maior procura por imóveis de maior dimensão, bem como de espaços exteriores que permitissem, quer uma maior ligação a atividades de exterior como jardinagem, quer a sua utilização por crianças e adultos para fins de partilha de jogos, vivencias e interações familiares. “Este sentimento e necessidade das famílias fizeram aumentar a pesquisa online, numa primeira fase, por este tipo de ativos, seguida de pedido de informações e visitas, começando este movimento das grandes cidades e seus arredores para locais mais no interior do país. Mas houve um requisito obrigatório, que fossem zonas com internet”.

O Banco explana que parece ser uma tendência, de facto, e até persistente, esta procura por moradias de maior dimensão, mais afastadas dos centros urbanos e já com valias ambientais marcantes, como é o caso da moradia em Lagos que o Banco está a promover (Ref. 112899).

“É verdade que as moradias que o Millennium bcp tem disponíveis para venda representam hoje um número inferior face ao que significou no final de 2019,. visto que a procura existiu, efetivamente até à data. E acreditamos que continuará a evidenciar-se, quer seja de moradias amplas, isoladas, geminadas, com terreno envolvente, prontas a habitar, quer para remodelar, ou localizadas nas zonas limítrofes das cidades ou mesmo em vilas mais do interior. E, nesse contexto, sugerimos a consulta ao espaço do Imobiliário, no site do Banco acedendo a www.millenniumbcp.pt, para informações sobre a disponibilidade em venda”.

Moradia em Lagos

Um dos ativos que o Millennium bcp está a promover enquadra-se precisamente nestas novas necessidades. É uma moradia localizada no Algarve, concretamente em Lagos, de tipologia V4, com piscina e insere-se num terreno com cerca de 1ha de área.

Ramiro Gomes, do Millennium bcp, admite esperar uma procura expressiva por este ativo, considerando a escassez de ativos imobiliários semelhantes a este em Lagos e o consistente crescimento de preço médio de ativos. “As áreas generosas, a localização em zona sossegada e estável urbanisticamente, a posição da moradia no espaço onde se insere e onde beneficia de excelentes e extensas vistas sem barreiras naturais ou artificiais, bem como a existência de piscina e áreas de lazer, são argumentos que não passarão despercebidos e, certamente agradarão aos clientes interessados. Mas a sua proximidade à cidade de Lagos e a facilidade de acessos à autoestrada A22, que atravessa todo o Algarve, são também relevantes fatores que os possíveis compradores irão ter em consideração”.