Procura por moradias ou terrenos para construção aumenta no atual contexto

04/11/2020
Procura por moradias ou terrenos para construção aumenta no atual contexto

Moradias, terrenos isolados ou inseridos em loteamentos que permitam a construção têm tido uma maior procura no atual contexto de pandemia. Sobretudo, as famílias tendem agora a não partilhar espaços comuns com outros agregados, para além de privilegiarem os espaços exteriores. “Nessa medida, no contexto atual, a procura de moradias beneficiou de um aumento visível”, confirmou ao Público Imobiliário Carlos Nunes, responsável de Vendas Retalho, da Direção de Crédito Especializado e Imobiliário, do Millennium bcp.

O banco tem disponível para venda uma série de ativos que se enquadram nesta nova necessidade de mercado, estando a procura a ser particularmente ativa por parte de construtores, embora os promotores estejam a demonstrar, igualmente, uma grande curiosidade. “Em alguns casos, essencialmente os loteamentos já com algum nível de desenvolvimento em termos de infraestruturas e com boa percentagem de construção, o comprador final manifesta o seu interesse e procura, não só porque quer participar na construção da sua moradia, em geral, como na escolha dos acabamentos em particular”.

Loteamento Quinta do Roberto

Um dos ativos que o Millennium bcp está a promover é o Loteamento Quinta do Roberto, composto por 22 lotes de terrenos, para a construção de moradias unifamiliares isoladas.

Localiza-se no concelho de Alenquer, mais propriamente no sítio de Fiandal, a pouco mais de 50 km de Lisboa e de Santarém, e a 37 km de Rio Maior.

Os lotes têm áreas que variam entre os 632,5 e os 2.840 m2, num total de 3,3 ha, permitido uma viabilidade de construção, segundo, o registo matricial, entre 303 e 583,2 m2, por moradia. As áreas de implantação variam entre 176,5 e 547 m2.

Para além do espaço e áreas amplas permitidos, o Banco destaca estarmos perante um loteamento que beneficia de uma excelente localização, permitindo aos seus moradores desfrutar de uma qualidade de vida diferente, ao ar livre e com a tranquilidade que as cidades não proporcionam.

O Millennium bcp está a comercializar a venda destes 22 lotes de uma forma conjunta, dado ser a estratégia mais adequada, uma vez que o loteamento necessita de ter a totalidade das infraestruturas terminadas, obras que só serão possíveis com a intervenção e especialidade de um promotor/construtor imobiliário.

“Mas dada a escassez de oferta no concelho, e atendendo à procura existente por espaços habitacionais, amplos e inseridos em espaços rurais ou natureza, estamos convictos que os promotores estão atentos a esta oportunidade e encontrem aqui mais uma oferta que vai ao encontro da procura atual”, explica esta instituição financeira.

Quinta do Campo, em Valado de Frades

O loteamento Quinta do Campo, composto por 42 lotes de terreno para construção de moradias unifamiliares geminadas, localiza-se em Valado dos Frades, no distrito de Leiria, a 6 km da Nazaré, junto à saída da A8.

Tatiana Correia, da Century 21 Ramomi, parceiro do Banco na promoção do ativo, enfatizou, para além da evidente proximidade à costa, o facto de se localizar a 50 minutos do aeroporto. “Tem uma ampla vista para o campo e é uma zona muito sossegada, o que vem encaixar-se perfeitamente na procura de imóveis com espaço exterior. Estas moradias reúnem tudo isto”. A especialista especificou que, neste caso, é o cliente final que mais tem demonstrado interesse na compra destes ativos.

Atlântico Village, Alcobaça

O Atlântico Village está localizado no coração da costa da Prata, na praia de Pedra do Ouro, junto ao mar. Dos 78 lotes para a construção de moradias, o Banco tem hoje disponíveis 39, com áreas que podem variar entre 313 e 781 m2, permitindo Áreas Brutas de Construção entre 315 e 430 m2. Gostaríamos de dar nota de que este loteamento tem também lotes destinados à construção de edifícios de habitação coletiva, alguns com comércio.

Loteamento em Arranhó, Arruda dos Vinhos

São hoje apenas 11 dos 46 lotes de terrenos que o Banco teve em venda, situados num loteamento em Arranhó, Arruda dos Vinhos, para construção de moradias unifamiliares em banda, de tipologias V3 ou V4.

Carla Outrelo, da Easygest, parceiro do Millennium bcp na promoção destes terrenos, disse que o mercado está, neste momento, a absorver com alguma facilidade estes ativos, sobretudo após ter sido construída uma moradia com acabamentos mais recentes. “As pessoas têm mostrado muito interesse. São terrenos planos, com boa metragem e a verdade é que não é fácil encontrar terrenos a este preço com estas características”. Os principais interessados têm sido, sobretudo, clientes finais, famílias jovens, entre os 30 e os 45 anos.

Quinta de Santa Bárbara, em Constância

São já só 9 os lotes disponíveis para construção de moradias, localizados na propriedade Quinta de Santa Bárbara, uma zona urbana periférica de expansão de cariz rural, a cerca de 2,5 km da Vila de Constância.

Para além do enquadramento paisagístico, o loteamento tem a seu favor estar muito próximo da A23, o que permite bons e rápidos acessos a qualquer das regiões vizinhas, tais como Tomar, Abrantes ou Golegã, estando pouco mais de uma hora da capital.