Promotores retomam total confiança no mercado de venda de habitação

16/06/2021
Promotores retomam total confiança no mercado de venda de habitação

De acordo com o inquérito Portuguese Investment Property Survey, realizado pela Confidencial Imobiliário em associação com a APPII, os promotores antecipam uma evolução claramente positiva para os próximos três meses, animados pelo comportamento do mercado em pleno confinamento e já decorrido um ano completo de Covid. O sentimento geral é de que os preços se mantenham estáveis no futuro próximo, com uma variação residual de +0,3%, ao passo que as vendas deverão crescer em torno dos 5%.
Ou seja, o mercado imobiliário pese embora a pandemia, tem-se mostrado um dos setores mais resilientes e dinâmico, nas suas várias vertentes.

Apesar de tudo, o mercado e as necessidades dos compradores mudaram, com projetos a terem de ser adequados às novas realidades e aptidões, uma vez que o edificado existente não foi concebido para o uso que as habitações têm nos dias de hoje e que se almejam para o futuro próximo.

Só com novos projetos, pensados e desenhados de cordo com o que as pessoas mais valorizam na sua casa, é que o mercado poderá satisfazer a nova procura que será também mais exigente.

E os agentes do imobiliário, nas suas várias valências estão cientes, não só desta exigência que decorre daquilo que as pessoas consideram imperioso ou essencial bem também da impreterível prática de valores justos e enquadráveis realidade do País e para os portugueses. E dinamizando a oferta, com construção nova, podemos dar ao mercado a dinâmica que falta.

Ação Carta Fechada

O Millennium bcp, em parceira com a Euro Estates, está a promover até dia 24 de junho, através da ação Carta Fechada, a venda de 2 ativos que se destinam à construção, com caraterísticas distintas, mas ambos com dimensões muito interessantes.

Estamos a falar do Vale do Cobro e da Quinta do Roberto, localizados em Setúbal e em Alenquer, respetivamente.

O Vale do Cobro corresponde a um total de 13 lotes destinados à construção de habitação e comércio (1 lote), localizados na zona oriental de Setúbal, junto à Escola Básica 2/3 Luísa Todi. Para este ativo poderá haver a possibilidade de alteração do Alvará de Loteamento, com aumento da ABC, caso seja dada continuidade ao processo iniciado pelo Banco na Câmara Municipal de Setúbal. A sua localização é um dos grandes argumentos deste ativo, dada a necessidade de habitação que se tem revelado na região.

A Quinta do Roberto é um loteamento composto por 22 lotes de terreno (3,3 hectares) para construção de moradias isoladas, localizado no sítio do Fiandal, a pouco mais de 50 km de Lisboa e de Santarém. Trata-se de um espaço para desfrutar de uma qualidade de vida diferente, ao ar livre com a tranquilidade que só o campo proporciona.

O Banco explica que é sempre recomendado, em caso de interesse pelo imóvel, uma visita sem compromisso, que permitirá uma apreciação mais completa e pessoal.

As visitas serão feitas com enquadramento no Plano de Contingência COVID especificamente elaborado para este período conforme recomendações da DGS.

Qualquer pessoa, individual ou coletiva que pretenda participar no concurso, deverá apresentar uma proposta de compra, redigida nos termos da minuta disponível no site da Euro Estates a remeter em envelope fechado para os escritórios desta empresa ou, em alternativa, para o e-mail online@euroestates.pt, até às 17 horas do dia do concurso, 24 de junho de 2021 (ver caixa).

Na face do envelope ou no email obrigatoriamente escrever-se: "Contém proposta para aquisição do imóvel".

Novas formas de promover os ativos

Pedro André, do Millennium bcp, explicou ao Público Imobiliário que, ao longo dos últimos anos o Banco tem procurado novas formas de promover e comercializar os imóveis disponíveis para venda, experienciando abordagens diferentes e inovando sempre que necessário. “Neste caso concreto, procuramos contactar mercados alvo distintos dos já abordados anteriormente e que identificamos como recetivos a estes dois loteamentos, mas dada a sua dimensão optamos por este tipo de ação de forma ainda mais assessorada por profissionais da mediação com experiência comprovada neste modelo de comercialização, como a Euro Estates”.

Como o Banco é um proprietário motivado para vender, as expetativas são positivas, disse ainda prevendo a concretização das respetivas vendas no prazo desta ação comercial. “Estamos a contar com a experiência da nossa parceira, cuja ação pressupõe, a par da dinamização online, um acompanhamento muito próximo dos possíveis interessados”.

Ramiro Gomes, do Millennium bcp mencionou também que estes ativos, pelas suas caraterísticas, destinam-se, tendencialmente a promotores que pretendam desenvolver os projetos, vendendo à posteriori o produto acabado, ou desenvolver parte e vender a outra tal como se encontra. “Tem, igualmente, enquadramento a aquisição por parte de investidor que pretenda apenas adquirir para revenda”.

Data e local de realização do concurso Carta Fechada

Dia 24 de junho de 2021, pelas 18 horas na Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, Torre 2, 5º Piso, Sala 4, Complexo das Amoreiras em Lisboa.

Apresentação de propostas por envelope fechado para a morada acima ou envio de email para online@euroestates.pt,até às 17 horas do dia do Concurso

Contato para esclarecimentos ou marcação de visitas: 21 382 84 60, disponível entre as 9h30 e as 18h30.