Proteção acústica das janelas My Window

19/04/2023
Proteção acústica das janelas My Window

Como surge o ruído?

O som é gerado por vibrações em corpos sólidos que se propagam pelo ar na forma de ondas sonoras e tem a capacidade de penetrar em componentes sólidos como, por exemplo, as janelas. Quando o som se torna desagradável ou indesejável devido às suas características, local onde ocorre e respetiva duração, passa a denominar-se ruído. A quantidade de ruído que passa pelo componente depende da sua densidade e estrutura.

Como é que as janelas My Window garantem uma proteção acústica eficaz?

O nível de redução do ruído através de uma janela vai depender de vários fatores, como a vedação da própria janela. É importante ter em conta que necessitamos sempre de uma ferragem de fecho perimetral e de vedantes de qualidade que façam vários níveis de vedação, idealmente três: exterior, central e interior. Por outro lado, o vidro: é fundamental considerar múltiplos vidros, com espessuras assimétricas. O ideal é considerar sempre vidros laminados acústicos. Destaque também para a vedação entre o aro/moldura da janela e a alvenaria: Este aspeto só é possível atingir com uma instalação profissional.

As janelas acústicas My Window têm certificação de proteção acústica e podem atingir valores de isolamento acústico de até 47 dB. O nível de redução de ruído é adaptado a cada caso.

Porque é tão importante a instalação profissional?

A melhor janela à prova de som só conseguirá garantir o seu nível de isolamento acústico se for corretamente instalada. Só quando as juntas entre o aro/moldura da janela e a alvenaria exterior são devidamente seladas é garantido um perfeito isolamento acústico. Na My Window, para além de termos janelas com certificados de proteção acústica, possuímos a montagem de janelas, portas e fachadas certificada pelo Instituto IFT Rosenheim - Finstral, que representa uma garantia de que a nossa empresa utiliza as melhores práticas do setor para uma montagem de alta qualidade.

Qual deve ser o valor do isolamento acústico?

O valor adequado de proteção acústica de uma janela vai depender do nível de ruído no ambiente e da distância entre o edifício e a fonte de ruído. Em estradas movimentadas, o nível de ruído pode atingir 90 dB. Os aviões podem gerar até 130 dB. Este é um dos temas mais importantes a tratar neste momento, a par do isolamento térmico. O ruído representa um dos principais problemas relatados pelos clientes que nos procuram e é causador de stresse que pode conduzir a problemas de saúde. É fundamental que os consumidores falem com empresas especialistas neste assunto quando têm problemas de ruído. Na My Window, dispomos de uma equipa altamente capacitada para ajudar a este nível.

Osvaldo Sousa, My Window
Osvaldo Sousa, My Window