O antigo Quartel das Esquadras, situado em Almeida (Guarda), foi integrado no Programa Revive. Está lançado o concurso público para a sua concessão e reconversão para uso turístico.
O anúncio deste concurso público para concessão de exploração foi publicado a 1 de setembro em Diário da República, “com vista à realização de obras, incluindo de infraestruturas, e posterior exploração para fins turísticos, como estabelecimento hoteleiro ou estabelecimento de alojamento local, na modalidade de estabelecimento de hospedagem, nos termos da legislação em vigor”, lê-se no documento publicado em DR.
O contrato de concessão terá a duração de 50 anos e estabelece uma renda mínima anual de 8.579 euros. O prazo para a apresentação de propostas termina a 27 de dezembro deste ano.
O Quartel das Esquadras possui uma área total de construção de 2.834 metros quadrados. O imóvel, propriedade do Estado, “integra e delimita o estabelecimento da concessão e está inserido na Zona Especial de Proteção das “Muralhas da Praça de Almeida”, classificadas Monumento Nacional, beneficiando, portanto, da respetiva proteção e restrições legais”, lê-se no documento.
O Quartel das Esquadras foi construído entre 1736 e 1750 por ordem do Conde de Lippe. Segundo a informação do Turismo de Portugal, em 1760 esteve alojado no quartel um grupo de jesuítas prisioneiros, um dos quais, Anselmo Eckart, que deixou uma descrição do edifício. Também serviu de suporte ao cenário teatral durante as festas de celebração do casamento da Princesa D. Maria com o Infante D. Pedro. No século XIX foi reparado e no século XX foram instalados serviços públicos.