Reabilitação sustentável em destaque na Semana de Lisboa

28/04/2021
Reabilitação sustentável em destaque na Semana de Lisboa

A economia circular, os materiais e as soluções técnicas mais avançadas em matéria de sustentabilidade no campo da reabilitação urbana estarão em destaque no ciclo de sessões paralelas da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa.

Na manhã de 11 de maio, o LNEC promove o workshop “Co-Argamassas com Incorporação de Resíduos – Contribuição para a Economia Circular”, seguindo-se a sessão “Reabilitar Edifícios com Soluções Saint-Gobain: Um caminho para casas mais eficientes e confortáveis”, a cabo da Saint-Gobain Portugal. Pelas 12h00, decorre o workshop sobre “Conservar, Evitando Destruir e Voltar a Construir, a Forma mais Sustentável de Reabilitação: As Argamassas de Cal na Reabilitação” e, a fechar o dia, pelas 17h30, o encontro dedicado à “Reabilitação Sustentável de Paredes de Alvenaria de Tijolo Cerâmico Maciço”, ambos a cargo do LNEC.

A 13 de maio, chega a vez dos workshops “Metodologia Técnico-Económica de Apoio à Decisão na reabilitação sustentável de edifícios”, pelo LNEC, seguindo-se a sessão “Como Implementar a Sustentabilidade pelo LiderA”, a cargo do LiderA.

Em 2021, a Semana da Reabilitação urbana de Lisboa celebra a sua oitava edição de 11 a 13 de novembro, assumindo um formato híbrido.

Organizada pela Vida Imobiliária, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, contando este ano como o Portal da Construção Sustentável como parceiro estratégico.

Ministro presente na abertura da semana

Entretanto, e reforçando a importância da reabilitação e da regeneração urbana no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e para a concretização das metas energéticas estipuladas para a próxima década, o Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes já confirmou a sua presença na abertura da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, a 11 de maio.

Inaugurando a agenda da Semana, na manhã de 11 de maio, João Matos Fernandes irá apresentar o Plano de Recuperação e Resiliência e a Aposta na Reabilitação Urbana, dando a conhecer aos profissionais do setor as potencialidades e oportunidades deste documento estratégico que preconiza a aplicação da “bazuca” europeia para incentivar a recuperação económica pós-Covid.

Após as boas-vindas à Semana RU Lisboa pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, subirá a palco o Ministro do Ambiente, seguindo-se a intervenção do Presidente da CPCI, que irá elencar junto daquele responsável as principais preocupações da fileira da construção e do Imobiliário. A encerrar a sessão, uma mesa redonda irá reunir os representantes da CPCI, da APEMIP, da Ordem dos Engenheiros, da ADENE e da Câmara Municipal de Lisboa, bem como do Portal da Construção Sustentável, para debater todas as novidades e desafios contidos pelo PRR.

Saiba mais sobre a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa aqui.