Região de Sesimbra não sentiu abrandamento do negócio imobiliário

10/11/2021
Região de Sesimbra não sentiu abrandamento do negócio imobiliário

A região de Sesimbra parece ter saído incólume ao período menos favorável que o mercado imobiliário passou fruto dos constrangimentos causados pela pandemia despoletada pela Covid 19. Segundo os especialistas, a procura continua elevada, até mesmo por parte de investidores estrangeiros, o que tem vindo a imprimir alguma dinâmica ao setor imobiliário da região. Na capital do distrito, Setúbal, escasseiam os imóveis para venda, sendo que nos restantes concelhos os negócios revelam-se promissores. A nova construção começa a despoletar em alguns concelhos, como Montijo, Barreiro e Palmela, mantendo Sesimbra, como já referimos, um interessante nível de volume de transações. Outra área que tem vindo a evoluir, ainda segundo os especialistas, é a dos projetos turísticos cuja procura se tem vindo a fazer sentir por parte dos investidores.

Rachid Timchara, da mediadora Côte d’Azur, destacou ao Público Imobiliário que nem no período mais conturbado das restrições o negócio nesta zona geográfica se ressentiu. “Podemos afirmar que não sentimos quaisquer alterações. A única coisa que podemos ter sentido um pouco foi o facto de os clientes estrangeiros, por força de não conseguirem viajar, terem diminuído, mas essa lacuna foi desde logo preenchida por clientes portugueses. Ou seja, de uma forma global, acabámos por não ter consequências dessa diminuição”. No entanto, este especialista diz que, aos dias de hoje, a “normalidade” já foi retomada, com os estrangeiros a voltarem a ter um peso significativo na carteira de clientes. “Desde setembro que temos vindo a registar um progressivo aumento da procura por parte dos estrangeiros. Neste momento, a situação está praticamente retomada”. Do leque de países clientes, Rachid Timchara destacou ao Público Imobiliário a presença as nacionalidades francesa, belga, suíça e, mais recentemente, holandesa. “Também temos alguns investidores norte-americanos e brasileiros, que começam agora a investir nesta zona. Mas sobretudo, esta geografia tem mais investidores francófonos. Quer no distrito de Setúbal quer particularmente em Sesimbra”.

Projeto turístico em Sesimbra

Com uma localização privilegiada e vista para a baía de Sesimbra, integrado na natureza e a cinco minutos a pé da Praia do Ouro, o Millennium bcp está precisamente a comunicar projeto turístico em Sesimbra. Composto por três parcelas de venda conjunta e uma área total de 8,6 ha, tem PIP aprovado para aparthotel de 4 estrelas, composto por 16 alojamentos tipo estúdio, piscinas, SPA, bar panorâmico, 47 bungalows de tipologia estúdio ou T1 num total de 126 camas. Conta ainda com 76 lugares de estacionamento privados. “O setor da promoção turística, continua a procurar e a estudar as boas localizações para desenvolver novos projetos e, desta forma, antecipar a retoma do turismo a nível mundial. Já se está a sentir uma retoma forte, por isso os vários grupos de promotores turísticos continuam a posicionar-se, para no futuro dar uma resposta variada ao incremento da procura”, disse ao Público Imobiliário Ramiro Gomes, do Millennium bcp.

O especialista salienta que Sesimbra, atendendo à sua localização privilegiada e única, tem em termos de venda de ativos, registado uma grande dinâmica. “Trata-se de uma zona geográfica onde os imóveis do Banco possuem uma grande procura, para além dos benefícios associados aos imóveis da Banca, existe uma pressão imobiliária significativa com inúmeros operadores a trabalhar o mercado imobiliário de Sesimbra, levando desta forma a abreviar a venda dos nossos ativos”.

Relativamente a este ativo em concreto, Ramiro Gomes destaca a sua localização privilegiada na baía de Sesimbra e o facto de o projeto estar a ser desenvolvido num artigo que possui uma excelente vista para o mar e para a vila, o que o torna único, face à sua dimensão e localização. “Destacamos também a mais-valia da pré aprovação do projeto turístico, viabilidade esta atribuída através de um PIP (pedido de informação prévia) aprovado pelo Município em julho deste ano, atribuindo assim uma maior segurança ao promitente comprador do que poderá desenvolver no terreno”.

Investidores nacionais e estrangeiros

Quanto ao perfil do investidor ou promotor, Ramiro Gomes acredita que poderá passar por um novo operador turístico estrangeiro, uma vez que Sesimbra é muito procurada por mercados turísticos externos, com destaque para o mercado francês, belga e holandês, de resto indo de encontro à opinião de Rachid Timchara, da mediadora Côte d’Azur. “Desta forma, existem já alguns operadores destas origens a operar nesta zona, existindo o registo de novos interessados em iniciar projetos em Sesimbra, principalmente novos projetos”.

No entanto, Ramiro Gomes é da opinião que os operadores nacionais também podem e devem analisar este ativo, “pois estamos perante um projeto turístico de média dimensão e com uma localização ímpar perto de Lisboa, que poderá originar maior interesse no mercado nacional”.