Regresso do setor dos eventos anima mercado imobiliário

19/01/2022
Regresso do setor dos eventos anima mercado imobiliário

Os últimos dois anos não foram fáceis para setores como o do turismo e realização de eventos que viram a sua atividade reduzida ou mesmo anulada face às restrições impostas para combater a pandemia de Covid 19. No entanto, seja pelos avanços da vacinação, seja pelo abrandamento e mesmo abolição das restrições, estas atividades voltam a ganhar novo dinamismo, até pelas solicitações que começam agora a ter por parte de particulares e entidades empresariais.

Segundo os especialistas, no primeiro trimestre deste ano, e caso a tendência endémica se verificar, este mercado deverá voltar a ter níveis de procura satisfatórios, apesar de, obviamente, ainda longe dos valores registados em 2019. No entanto, admitem os mesmos especialistas, até ao final deste ano, o mercado estará em franco desenvolvimento, até pelo sucessivo adiamento de eventos que, agora, começam a ter efetivas condições de realização. Os analistas admitem que o setor teve de se reestruturar e adaptar para sobreviver mas que, afiançam, terá, sobretudo no próximo ano, um franco crescimento. Todo este “cenário”, obviamente tem efeitos diretos no mercado imobiliário “alocado” a este setor, que começa a registar níveis interessantes de procura.

Quinta para eventos em Famalicão

O ativo que o Millennium bcp apresenta hoje ao mercado corresponde a um prédio urbano em regime de propriedade total, afeto a serviços e apresenta-se estruturado em 3 pisos. Está implantado num terreno com 6.192 m2, totalmente murado, tem uma área de implantação de 1.013 m2 e uma área bruta privativa de 1.067 m2 (área bruta de construção de 1.489 m2).

O rés do chão é composto por um espaço de receção, WC e 3 salas; a cave enquadra um salão amplo, wc, cozinha e copa, 3 zonas de arrumos e um entrepiso com área ampla. A subcave dispõe de um salão amplo, wc e arrumos. O logradouro é um espaço ajardinado, com vegetação a condizer com espaços próprios de eventos.

Esta é a composição do prédio onde já se desenvolveu, num passado recente, uma atividade como quinta para realização de eventos, em especial casamentos (entre 200 e 300 pessoas), desfrutando da tranquilidade da zona onde se insere, e da utilização conjugada do espaço interior e exterior.

O imóvel situa-se a cerca de 6 km de Vila Nova de Famalicão, numa zona onde predominam habitações unifamiliares de 1 e 2 pisos, com uma razoável oferta de comércio e serviços e com boa facilidade de acessos, distando cerca de 2km da N319 e da entrada da autoestrada A3. O Banco destaca ainda o facto de os transportes públicos serem razoáveis, com paragem de carreiras urbanas regulares a poucos metros da localização do imóvel.

“Dado que, as restrições que limitaram por completo este tipo de atividades desde o início da pandemia, já foram levantadas, diríamos que este ativo reúne as caraterísticas e condições para voltar a ser uma oferta de serviços do género, mas também alargadas a eventos empresariais como apoio a ações de outdoor e reuniões de equipas, batizados, ações culturais e desportivas, entre outras”, diz o Millennium bcp na descrição do ativo. “Procuramos, pois, um investidor que pretenda voltar a dar a esta quinta, por assim dizer, o requinte que já teve num passado recente, envolto em espaços verdes, com uma infraestrutura moderna e até elegante, beneficiando do facto de não existir nas proximidades uma oferta do género”. Ou então, esclarece a instituição financeira, um investidor que veja neste ativo outra finalidade viável como por exemplo, alojamento local/Hotel, residência sénior, empresa de serviços/call center, discoteca ou até um restaurante com dimensão atraindo turistas em massa/grupos que disfrutam da oferta cultural diversificada e gastronómica ricas da região.

O potencial de ambientes diferenciados

Rui Felgueiras, do Millennium bcp, concorda que estes dois anos de “Covid” alteraram as regras comportamentais do ser humano e que as restrições, por necessidade, tiveram um impacto muito grande em algumas atividades económicas. “O ativo que agora apresentamos ao mercado, por ter licenciamento para serviços, e o levantamento gradual das restrições ser uma realidade, terá forte atratividade no mercado, concorrendo também para tal, as suas próprias caraterísticas”.

O especialista esclarece que este tipo de imóveis é limitado na sua oferta, mas o seu dinamismo a norte tem demostrado que os empresários estão atentos às entradas de novos ativos, visitando, percebendo as suas caraterísticas e adequabilidade aos seus projetos de investimento, quer sejam de redimensionamento, como até de relocalização. “No meu entender, face a critérios como localização e potencial de criação de ambientes diferenciados, o ativo vai ter procura e absorção no mercado com brevidade”.

Rui Felgueiras realçou ainda a tranquilidade do local e envolventes onde o imóvel está inserido, a possível adaptabilidade a vários segmentos de negócios, o amplo espaço exterior com exposição solar e, devido às amplas janelas e orientação, a valorização luz que incide sobre partes interiores, bem como até a criação de espaços diferentes nos seus diferentes pisos.

“Claramente, é um ativo versátil, que poderá adaptar-se tanto para lares de Terceira Idade, empresas de eventos, casamentos, restauração, empresas de software e desenvolvimento, como para sede de empresa local, espaço de show room de luxo com acolhimento de clientes nacionais e internacionais” conclui Rui Felgueiras.